segunda-feira, 13 de abril de 2009

O HUMOR DE DAVID MARÇAL: LISANDRO QUÂNTICO



David Marçal, no "Inimigo Público", analisa cientificamente o penalty incerto no lance entre Lisandro e Yebda no último Porto-Benfica:

Yebda é simultaneamente uma onda e uma partícula, braço actuou por efeito de túnel, e o tempo passou mais devagar para o árbitro

As razões para que o braço de Yebda tenha causado a queda de Lisandro não se explicam à luz da física clássica de Newton. É necessário recorrer à teoria da relatividade para explicar como o árbitro viu este lance e à física quântica para perceber a interacção do braço de Yebda com Lisandro.

Segundo a física clássica, o braço de Yebda é uma coisa sólida que quando choca com Lisandro pode eventualmente fazê-lo cair. Mas, segundo a física quântica, o braço de Yebda passou Lisandro por efeito de túnel

Segundo a física quântica o braço de Yebda pode ser descrito como uma onda e Lisandro como uma barreira de potencial. O braço de Yebda pode passar para o outro lado de Lisandro, mesmo que não tenha energia para o atravessar. Não há propriamente um choque mecânico, que possa provocar a queda de Lisandro.

Mais física quântica: há incerteza quanto à posição e velocidade de Lisandro. Ou se sabe onde está ou para onde vai. Nem sequer podemos garantir que tenha passado a uma braçada de Yebda.

E agora uma pitada de Teoria da Relatividade: Lisandro descolava-se à velocidade da Luz e o árbitro estava parado. Para o árbitro passaram três anos desde o início da queda de Lisandro e não se lembrava bem do início.

David Marçal

4 comentários:

Luís Silva disse...

Este David Marçal é especialista em parvoice científica. Todas as semanas o demonstra. O rigor científico que utiliza a escrever estas coisas é semelhante ao utilizado por uma qualquer cartomante de centro comercial. O mesmo se pode dizer relativamente ao humor. O que é verdadeiramente engraçado é que alguém neste blog engraçou com ele. Por que será?

Exemplos: "Lisandro descolava-se à velocidade da Luz e o árbitro estava parado. Para o árbitro passaram três anos desde o início da queda de Lisandro e não se lembrava bem do início."

"Segundo a física quântica o braço de Yebda pode ser descrito como uma onda e Lisandro como uma barreira de potencial. O braço de Yebda pode passar para o outro lado de Lisandro, mesmo que não tenha energia para o atravessar. Não há propriamente um choque mecânico, que possa provocar a queda de Lisandro."

José Mesquita disse...

Descolar-se à velocidade da luz tem implícito uma aumento posterior de velocidade. Talvez estivesse num momento inicial do universo onde, Magueijo dixit, a velocidade da luz era variável e como tal talvez superior, e então Lisandro talvez de deslocasse a grande velocidade e, quiçá, num afã de reescrever o livro do Génesis.
Pena é que se use a ciência para tapar o sol com a peneira e tentar esconder que tudo não passa de tentativas de desprestigiar a melhor equipa de futebol em Portugal nos últimos 30 anos. Mais do que culpar os outros pelos nossos fracassos, cada um deve encontrar em si a razão do seu fracasso.

Anónimo disse...

Também não acho piada absolutamente nehuma ao Marçal, é mesmo muito fraco.
Gostava de gostar, gosto que haja pessoas a fazer bom humor em Portugal, mas não posso fazer nada.
Quando as pessoas têm alguma importância, por terem um doutoramente e escreverem nos jornais, por exemplo, parece-me que as pessoas se riem por dever, como se riem de piadas foleiras de alguém que é um milionário importante.
As melhoras!

carolus augustus lusitanus disse...

É assim, com esta marçalada, que os tão lamentadores da falta de cultura científica em Portugal querem educar o público para a sacrossanta sapiência?
Hum... escolham outro, que este não dá luta!

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...