sexta-feira, 23 de março de 2007

Prémio "E não se pode votar por SMS"?


Do jornal electrónico Ciência hoje, a 21 de Março, ainda sobre o colóquio na FCUL:

"Darwinismo e criacionismo: faites vos jeux!". Como título não está nada mal. Pelos vistos, estes senhores acham que as questões científicas se decidem por aposta, por voto, por sorteio, ou por penalties. Mas não com a Razão. Quando perguntavam a Sagan se ele achava que havia ou não vida extraterrestre, ele respondia que honestamente não sabia. Um dia houve um jornalista mais atrevido que lhe perguntou: "Mas qual é o seu gut feeling?", ao que Sagan respondeu genialmente, "I try not to do my thinking with my gut".

Mas o Ciência (?) Hoje prossegue, na primeira linha da noticia: "“Darwinismo versus Criacionismo» parece ser um tema da moda em Ciência". Desculpe? EM CIÊNCIA? Repararam bem nesta frase? Até pode ser um tema da moda, mas a questão é precisamente que o Criacionismo pretende fazer-se passar por Ciência, coisa que não é. Não é preciso ser cientista para perceber isto. Mas se se pretende ser jornalista de ciência, convém compreendê-lo.

Se querem fazer um jornal sobre Ciência, mesmo online, talvez fosse útil que soubessem primeiro o que é a Ciência e como funciona.

Enfim, podia ser pior: para além das apostas, podiam ter aberto uma linha para o público poder votar por SMS. E ganhar uma fantástica torradeira, sei lá.

6 comentários:

Anónimo disse...

partilho a sua posição

Anónimo disse...

e como só agora me dei conta do autor do post.. para quando um novo livro??

Jorge Buescu disse...

Caro pensarcusta (gostei do nick!),
obrigado pelo interesse. A resposta é: no fim de Maio! Estou a dar os pontos finais (aliás é por isso que tenho escrito pouco aqui).

Carlos Fiolhais disse...

Só um esclarecimento: o jornal
electronico Ciência Hoje usou
durante algum tempo o meu nome
(num comité científico, que nunca
funcinou como tal). Mas também algum tempo que pedi para o meu nome
se retirado. Entre outras razoes
porque ciência hoje é uma coisa
e pseudociência hoje é outra.

David Cameira disse...

aI O TÃO ENCHOFRADINHO Q EU ESTOU HOJE POR OS CIENTISTAS NAO TEREM TODOS VISTAS CURTAS!

Eu odeio o criacionismoooooooooooooo,

GRRRRRRRRRRRRRR

David Cameira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...