segunda-feira, 19 de março de 2007

HÁ TESOUROS NO QUIOSQUE

Não é preciso procurar muito. Há verdadeiros tesouros no quiosque, pepitas de asneira, tolice ou mesmo estupidez.

Já aqui falei da revista “Oculta”, dirigida pelo médium-vidente Luís Alves. No nº 1, Mestre Alves fazia uma previsão sobre esperanças de cura de doença mental numa entrevista a si próprio: “ Há 20 anos atrás havia duas coisas: ou as pessoas iam ao bruxo ou iam ao psiquiatra porque se estava tolo. Hoje as pessoas já perderam essa ideia. Dentro de cinco anos, o psiquiatra vai trabalhar com o médium e o médium vai trabalhar com o psiquiatra”. Quererá ele dizer que o médium irá ao psiquiatra? Boa ideia, só é pena faltarem ainda cinco anos…

No nº 2, saído há pouco (data de Março), pode ler-se uma entrevista com uma psicóloga, Cláudia Silva, que “tem uma relação saudável com o mundo místico” e que explica assim o mundo esotérico: “No fundo é tudo aquilo que ninguém sabe explicar e que algumas pessoas tentam através de determinadas teorias fazê-lo” [sic]. E continua: “A maioria das pessoas pensa no psicólogo como um psiquiatra, o que não é o caso. Suponho também que não querem pensar que estão malucas e portanto não vão ao psicólogo, mas acreditam em poderes sobrenaturais e por isso pensam ‘se eu estou mal não é porque estou maluco, mas porque alguém me quer fazer mal’ “ Cara doutora Cláudia Silva: se elas pensam isso, estão mesmo malucas...

Para se perceber melhor a relação entre os mundos psicológico e esotérico, não há nada como ir directamente ao artigo “Magias”, na p. 47. Sob o título, “magia da pomba para conquistar uma mulher” aprende-se primeiro a parte psicológica e depois a parte esotérica. “Para conquistar uma mulher, o homem tem primeiro de tudo de conhecer a personalidade e a temperança dessa mulher. Após ter feito esse estudo, terá de regular o seu comportamento pelas descobertas que fez em relação ao ser amado”. Até aqui é psicologia que só não é barata porque a revista custa 1,5 euros. Mas depois vem a parte esotérica, que é impagável: “Meio ano depois de tomar conhecimento sobre a personalidade da pessoa amada, o homem deverá arranjar um coração de uma pomba virgem e fazer com que este seja engolido por uma cobra [sic, o coração tem razões que a razão desconhece] (…) Deve-se cortar-lhe a cabeça e secá-la ao lume sobre uma chapa de ferro quente, em fogo brando. Seguidamente tem de reduzir a cabeça a pó, num almofariz, juntando-lhe uma gotas de láudano. Quando o homem estiver preparado para conquistar a mulher deve esfregar as mãos com o pó que mencionamos e estar com ela [sic, mas a mulher não fica assim com pó ao homem?]

O jornal traz sempre uma entrevista ao próprio director. No nº 2 ele aproveita para esclarecer a ligação entre o oculto e o futebol, já que a sua auto-publicidade no primeiro número dizia que trabalhava para um clube da primeira liga: “Eu não trabalho para o clube, eu gosto do meu clube que é o F. C. Porto e a partir daí posso fazer o que quiser, posso fazer magias brancas, magias negras, porque quero que o meu clube ganhe sempre. Portanto eu faço trabalhos, não porque eles mandem, mas porque eu quero fazê-los. E aqui faço um desafio, digam aos médiuns do Benfica e do Sporting para fazerem trabalhos para o Futebol Clube do Porto não ganhar (…) Faço magia branca para o meu clube e magia negra para os outros”. Se há clubes que têm psicólogos há outros, ou se calhar os mesmos, que têm médiuns. Está explicada a recente vitória do Sporting em casa do Porto: foi a magia branca do médium do Sporting que ganhou (por escasso um a zero, mas ganhou) à magia negra de Mestre Alves!

Mas o melhor de tudo é a entrevista com destaque de capa ao líder dos Super Dragões que acredita que "o mundo oculto está sempre ligado ao futebol" (ele lá sabe!) e que, inquirido sobre se "Nossa Senhora tem ajudado a claque do Porto" responde: "Sim, sinto-me protegido e acho que ela me tem ajudado muito, não só relativamente à claque, mas na vida pessoal também". Não restam quaisquer dúvidas sobre a ligação entre religião e futebol! Mas, se restarem, o Super Dragão Fernando Madureira esclarece-as ao responder à pergunta sobre quem é Pinto da Costa: "É um Deus, é um ídolo, acho que para todos os Super Dragões e para todos os portistas. Fazemos dele um Deus e idolatramo-lo".

14 comentários:

António Parente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
homoclinica disse...

Estamos rodeados de bruxos e bruxas, é o que é. De repente vejo-me no meio dum filme estilo Harry Potter com mezinhas do tipo "reduzir a cabeça a pó, num almofariz, juntando-lhe uma gotas de láudano"... Estou a ficar assustada. É todo um mundo racional a ruir. Conheço pessoas licenciadas e com cargos de responsabilidade a virarem-se perigosamente para estas águas turvas de crendices e bruxarias. Qual será a explicação para estes movimentos agora? A civilização está a regredir?!!!
Não foi com crendices e magias, brancas ou negras, que se fizeram as viagens espaciais, que se inventaram os computadores, que se descobriu a cura de tantas doenças! Como se explica este retrocesso?

homoclinica disse...

Para ilustrar o que disse acima, veja-se por exemplo o blog: http://ouroliquido.blogspot.com/. É escrito por um engenheiro, ele diz de si próprio "Engenheiro Sideral de 131D" (?) Aí pode encontrar-se: "Poder, Cabala, Protecção e Geometria Sagrada"... Lá diz que a doença pode resultar de "Acerto cármico,contaminação energética, maldição pessoal e/ou familiar" ... Até agora não me tenho perturbado com este género de pessoas... coitadas. Encontram nestas crenças esotéricas lenitivos para o seu sofrimento, ignorância, incapacidade de aceitar a realidade. Mas que estejam sossegadas no seu canto! Não me venham vender banha da cobra. "Água benta e presunção cada um toma a que quer". Eu não quero!
Deixem-se ficar no seu círculo restrito de "religião" ou maçonarias. Não queiram passar ao estatuto de "ciência".

Teresa disse...

E a revista não explica como é que se sabe que a pomba é virgem? Enfim!

homoclinica disse...

Deve ser uma pomba que nasceu alí pelo mês de Agosto... basta ver o BI da pomba...

pedro oliveira disse...

e que tal uma magia para a nossa Académica?


vilaforte.blog.com

J. C. S. J. disse...

Tendo lido tudo o que foi publicado neste blog, tenho de dar os meus parabéns pelo trabalho já feito e desejar o maior sucesso à iniciativa.
Espaços como este são essenciais para tentar travar o esforço de muitos para o regresso do homem à irracionalidade.

negoailso disse...

TOSCO O TAL DO OURO LÍQUIDO. ALÉM DA APARÊNCIA HORROROSAMENTE MAL-ACABADA (PARA QUE UM ENGENEIRO POSSA TÊ-LA FEITO), HÁ PÉROLAS QUE NÃO DEVERIAM JAMAIS SER TIRADAS DE SUAS CASCAS.

EX.: "

Ninguém pode pagar pela Terapia, porque a cura é de Deus e Ele não pede nada.
No entanto, faz parte do Seu Plano que tudo neste Mundo seja utilizado pelo Espírito Santo para ajudar a realizar esse plano.
Até um Terapeuta avançado tem certas necessidades terrenas, enquanto permanece aqui.


Se precisa de dinheiro, ele ser-lhe-á dado, não como pagamento, mas para o ajudar a servir melhor os propósitos do plano."

Manel disse...

Penso que há muito mais superstição que religião, daí o negócio florescer enquanto o negócio da religião decresce. No entanto esta usa e aproveita-se da superstição para assim ir sacando a sua parte de leão: a existência de tantas santas e santinha e a promiscuidade encontrada entre religião e superstição que se vem verificando ultimamente.

dálmata disse...

Excelente blog e magnífico artigo.
Agora, nestas coisas prosaicas e comezinhas dos "futebóis", designadamente nesta questão do FCP-SCP, não terá sido mais uma questão de superioridade dos médios do que superioridade dos "médiuns" ?

António Parente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Fiolhais disse...

Caro Dálmata:
Obrigado! Concordo: foi mais superioridade dos médios do que dos mediuns, embora os outros
jogadores também tenham ajudado.

Zyriab disse...

Eu vou pelo outro caminho. O do pó ao homem... Não sei se tamanha poeirada funciona, mas, por vezes estes misticos fazem-me rir.
Em tempos li bocados do livro de S.Cipriano, e não consegui deixar de me rir. O feitiço para espantar uma mulher da vida de um homem passava por um qualquer ritual, em familia, na mesa de jantar, em que se tinha de proferir um discurso que entre insultos à pessoa a afastar se dizia literalmente para ela sair da vida do homem. Hmmmm!!! Acho que isso se chama romper a relação, mas, isto sou só eu. Para algumas mentes, aquilo deve ser tremendamente mistico.. Talvez seja má vontade, mas, para mim quem envereda por chamar a isto de mistico, está maluco.

Anónimo disse...

Mas que fantástico weblog encontrei! estou há 2 horas a ler post atrás de post. Os meus parabéns.
Quando vejo gente a dizer-se psicologo e a defender estas balelas fico aterrado. Que acreditem nas tretas que quiserem, mas misturar Psicologia (é a utilização do argumento da autoridade) com isto é criminoso. A sr. Claudia que se fique pelo nome e não dê mau nome a milhares de psicologos que trabalham honestamente. Eu, Victor (psicologo), se ouvisse um cliente a dizer "sinto-me mal porque há alguém que me quer fazer mal" desconfiava logo de uma perturbação psicótica, com traços paranoídes. A "colega" que volte para a faculdade se faz favor!!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...