terça-feira, 27 de março de 2007

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


Anúncio do Astronovas, boletim electrónico do Observatório Astronómico de Lisboa (Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa)


PALESTRA PÚBLICA - 30 de Março

Alterações Climáticas Naturais e Antropogénicas

O OAL retomou as suas Palestras públicas mensais, que como habitualmente têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês.

A próxima palestra terá lugar no dia 30 de Março e abordará o seguinte tema:
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NATURAIS E ANTROPOGÉNICAS
Filipe Duarte Santos, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Componentes do sistema climático. Causas da variabilidade climática. Causas das eras glaciares e dos períodos glaciares e interglaciares. Variabilidade solar. Evolução do Sol e consequências para a vida na Terra. Balanço radiativo na atmosfera terrestre. Efeito de estufa e intensificação antropogénica do efeito de estufa. Perturbação do ciclo do carbono. Alterações climáticas antropogénicas. Cenários climáticos futuros para Portugal.

A palestra terá videodifusão ao vivo na internet no endereço
http://live.fccn.pt/oal/

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

No final de cada palestra, e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações dos corpos celestes com telescópio. Nesta noite os corpos celestes alvo serão o planeta Saturno e a Lua. Convida-se o público a trazer os seus binóculos ou mesmo pequenos telescópios caso queiram realizar as suas próprias observações ou ser ajudados com o seu funcionamento.

Para mais informações use o telefone 213616730.

2 comentários:

Anónimo disse...

O vosso co-autor Jorge Buescu, é que podia dar um saltinho ao seminário. Ainda há poucos anos gozava num livro com as previsões climatéricas e a subida das águas dos mares. Além de vários argumentos "pseudo-científicos" citava esse grande vendedor de banha de cobra chamado Lomborg.

Jorge Buescu disse...

Caro anónimo:

se reler cuidadosamente o que escrevo no meu livro "Da falsificação de euros aos pequenos mundos" capítulo "A litania e o iconoclasta", pois é o único texto que tenho sobre o assunto, verificará que: (1) eu não "gozo" com nada nem ninguém; (2) o capítulo não é opinitivo, mas sim descritivo do livro de Lomborg "O ambientalista céptico", que foi uma pedrada no charco. A propósito, eu li-o em 2002, assim que saiu - todas as 515 páginas. Tenho-o à minha frente, anotado, e na minha opinião é um trabalho muito sério. O meu caro anónimo terá feito o mesmo antes de lhe chamar "banha da cobra"?

PARA UMA HISTÓRIA DA MINERALOGIA, NUMA CONVERSA FICCIONADA DO AUTOR COM D. JOÃO III

Por A. Galopim de Carvalho (Do meu livro Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra e da Vida , Ancora Editora, 2013) - Soube q...