quinta-feira, 8 de março de 2007

AS 10+1 DESCOBERTAS E INVENÇÕES DO SÉCULO

Eis a minha proposta do "top ten" da ciência e da tecnologia do século XX. Tem o "bias" de ser físico, eu sei (ninguém é perfeito). A ordem é a cronológica. Aceita-se discussão...

1- A teoria da relatividade geral (1916) e a teoria do Big Bang (1927), a primeira porque é o triunfo do intelecto sobre o Universo e a segunda, consequência da primeira, porque é consolador saber que o Universo teve uma origem: a eternidade, a existir, é só para a frente...

2- A televisão (1923). Esta caixa mágica mudou o mundo e até de uma forma mais subtil: segundo o psicólogo norte-americano David Fluss, a televisão mudou os hábitos de acasalamento da espécie humana ao impor padrões de beleza visual, um facto que poderá ter consequências genéticas.

3- A teoria quântica (1926), porque nos permitiu compreender as moléculas, o átomo e o pequeno coração do átomo, isto é, a matéria de que são feitas todas as coisas (incluindo nós próprios).

4- O avião a jacto (1928), porque nos permitiu realizar o sonho de Ícaro, e a nave espacial (1957), relacionado com o primeiro, porque com a ida à Lua permitiu realizar os sonhos de Cyrano de Bergerac e de Júlio Verne. Como disse Tsiokolvski: "A Terra é o berço do ser humano, mas ninguém permanece para sempre no berço."

5. Penicilina (1928). Foi o primeiro antibiótico e mudou a relação de forças na luta entre a vida e a morte.Eu próprio já fui invadido por uma bactéria assassina e devo a minha vida aos antibióticos. Viver é a coisa que eu mais gosto de fazer. Viva a vida!

6- O computador (1941) e a calculadora portátil (1967), porque, ao fazerem os cálculos por nós, nos permitem antecipar rapidamente o futuro. Associam-se os dois porque a calculadora permitiu que o cálculo chegasse à nossa mão; o computador tornou-se entretanto portátil e, com a nanotecnologia, ameaça tornar-se invisível e entrar mesmo para dentro de nós.

7- O transístor (1947), porque hoje não podemos viver sem ele: está por todo o lado, aos milhões e milhões, e cuida de nós. Mudou completamente a nossa vida.

8- A estrutura do DNA (1953), porque com ela começámos a ter acesso aos segredos mais íntimos da vida. Esse conhecimento já nos permite hoje viver mais e melhor. E o nosso futuro já não pertence tanto a Deus como aos biólogos.

9- A pílula anticonceptiva (1960), pela liberdade que significou não só para as mulheres mas para todos. De certo modo mudou a nossa cultura.

10- A Internet (1983), porque o mundo que já era pequeno passou a ser ainda mais pequeno, passámos todos a ser vizinhos próximos na aldeia global. Com a rede das redes, mudaram as relações sociais e a humanidade tornou-se mais unida.

11- A decifração do genoma humano (2003), porque para já é o maior evento científico-tecnológico do século XXI. O futuro já começou!

19 comentários:

  1. Hummm... Big-Bang e eternidade?... ó que infinita saudade!!! :)

    Ora bem, para além do facto de as teorias sobre a origem do Universo estarem ainda em permanente evolução... aqui sim!... é óbvio que o início físico do Universo material nada tem a ver com quaisquer conceitos de "eterno" ou "infinito", já que ambos supõem a inexistência de tempo ou espaço, ficando logo fora da estrita lógica do realismo materialista... ou não será?!

    Bem, confesso que não estou aqui a falar do conceito matemático de "infinito", nem mesmo do "infinito absoluto" de Cantor, mas da absoluta transcendência do Espaço-Tempo... neste ÚNICO momento!!!

    E, pouco a pouco, cá vamos chegando lá...

    Rui leprechaun

    (...co'a tal quântica soletrando o bê-á... bá! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi tudinho!!!!Q chatisse......Tenho coisa melhor pra fazer, só falei isso, pra vc parar de escrever coisa q dá o maior sono.........Uáááááá

      Eliminar
  2. Gostei bastante das escolhas, os outros participantes do Blog, também poderiam fazer as suas escolhas em um "top ten" da ciência e da tecnologia do século XX, estou curioso em saber as suas opiniões.

    ResponderEliminar
  3. tenho o atrevimento de comentar a sua escolha:

    1- a do bing band, e não negando o impacto da teoria na forma como vemos o universo, poderá bem estar errada.

    2- juntaria à lista o processo de Haber e a sintese da amonia, primeiro composto organico a ser sintezizado. O impacto tecnologico foi imenso assim como a ideia nao ser necessario vida para criar o organico.

    3- e na tentativa de incluir na lista outras ciencias, escolheria a Téctónica de Placas, a meu ver comparavel à teoria quantica na fisica e tabela periodica da quimica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puts, tenho o atrevimento de dizer q vc precisa escrever melhor.........É big bang, orgânico, haver, necessário, física, periódica e ciência.

      Eliminar
  4. mariana
    e legal
    boas - vindas

    ResponderEliminar
  5. jame
    എന്റെ ക്രമീകരണങ്ങള്‍

    ResponderEliminar
  6. EXCELENTE BLOG PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  7. Só acrescentar a teoria quântica a bomba atômica!
    ( mórbido, mas relevante)

    ResponderEliminar
  8. usarei essas informaçoes na aula de amana sobre invençoes do seculo xx.

    ResponderEliminar
  9. Acho que a caneta bic e o saco plático deveriam estar na lista! Afinal já pensou ficar andando com tinteiro e ter que pegar as compras com sacoo de pão.

    ResponderEliminar
  10. eu nao gostei porque nao fala de quem inventou nem de que lugar foi o invento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, pelo menos mostrou quando criou e o quê.

      Eliminar
    2. Mas, pelo menos diz ae quando e o quê inventou.É melhor do que nada......

      Eliminar
  11. eu gostei muito e muito bom teoria do big bang ulalalalalaaaa fiz ate um traballho

    ResponderEliminar
  12. Achei q mostraria mais coisas do século 21, mas só mostrou a última (a decifração do genoma humano). :(

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.