sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Método do Bosão de Higgs

Excerto do meu monólogo, "Método do Bosão de Higgs", que estreou no Museu da Ciência da Universdade de Coimbra durante a Noite Europeia dos Investigadores. Na fotografia a actriz Sara Paz.


"Antes de vos falar dos vértices e pedras angulares deste método, meus amigos, gostaria de partilhar convosco um testemunho pessoal, que me levou a encontrar o método. Há cerca de cinco anos foi-me diagnosticada uma doença grave, daquelas que ainda hoje é desconhecida. É um daqueles momentos em que vemos a nossa vida toda a passar como numa sessão de cinema 3D, munidos apenas de uns normais óculos de sol, enquanto ingerimos freneticamente comprimidos de todos os tipos como se fossem pipocas.

Após algumas semanas de uma dieta rigorosa, à base de alcachofras, rebentos de soja, pinhões e bagas de goji, recebi a notícia de que as minhas análises tinham sido trocadas com as de um flamingo vítima de um derrame de crude, internado numa clínica veterinária próxima. Estava curado! Dessa experiência rica de emoções contraditórias resultou um modesto livro de receitas atómicas. Com ele tenho procurado ajudar milhares de pessoas a viver melhor. E confesso que também tenho vivido melhor, uma vez que o livro tem vendido muito bem.

Como sabem, a alimentação saudável tradicional é assente no modelo desactualizado da roda dos alimentos e impõe uma série de restrições quanto às proporções relativas de lacticínios, vegetais, fruta, hidratos de carbono, gorduras... aliás, conceitos absolutamente ultrapassados pela física teórica. Já a dieta atómica é baseada no modelo padrão da física de partículas. É uma dieta que leva em conta as proporções relativas de leptões, quarks e bosões, que devem estar presentes em cada refeição. Sem esquecer é claro, o Bosão de Higgs, que, quando ingerido, permite criar biliões de mini-buracos negros por todo o nosso organismo, para onde são atraídas e engolidas as toxinas. Peter Higgs: esse grande físico teórico e gourmet. E o melhor de tudo: sem necessidade de alterar o que comemos normalmente ou a sua vida quotidiana".

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Pessoalmente, troquei o buraco negro pelo buraco branco da sanita, para onde atiro com todas as toxinas que engulo.
É claro que no final, primo sempre o Bosão de Higgs, perdão... o autoclismo!
E a minha consciência fica muitíssimo mais apaziguada... com ela própria...

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...