sábado, 22 de março de 2008

Curiosidade pascal


A Páscoa é sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual é uma festa móvel no calendário romano. Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós poderá ver na sua vida! A próxima vez que vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228. A última vez que tal ocorreu foi em 22 de Março de 1818.

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta cheira a Carlos Fiolhais que, mais uma vez, podia ter aproveitado para escrever alguma coisa de jeito em vez de banalidades.

Veja como se escreve a sério sobre isso no blog do Krippahl:

http://ktreta.blogspot.com/2008/03/treta-da-semana-lua-cheia-pascal.html

Anónimo disse...

Até a Wikipédia aprofunda mais o tema.

Anónimo disse...

Eu achei interessante e não sabia que só em 2228 a Páscoa iria ser tão cedo como este ano.Aprendi alguma coisa...

Anónimo disse...

O sr.Fiolhais Escreveu, tal e qual, o que um padreco disse aos microfones de uma Rádio!

Anónimo disse...

De facto, podía-se ir um pouco mais longe e falar da marcação do Carnaval em função da Páscoa e, assim, explicar o período da quarentena no calendário litúrgico e, já agora, na diferença entre o calendário juliano e o actual gregoriano, sendo que, no primeiro, a Páscoa era mais cedo, devido ao menor número de dias do mês de Fevereiro. De qualquer modo, parabéns, porque esta pequena informação não é conhecida pela maioria das pessoas.

Fernando Gouveia disse...

O HBO está errado: no calendário juliano o mês de Fevereiro não tem menos dias do que no gregoriano. Em ambos Fevereiro tem 28 dias, ou 29 nos anos bissextos. De facto, até podemos dizer que no calendário gregoriano o mês de Fevereiro tem (estatisticamente) menos dias, pois os anos de 1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500... não são bissextos, enquanto no juliano são.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...