terça-feira, 4 de outubro de 2022

Prémio Nobel da Física para o Gato de Schrödinger

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger foram anunciados como os premiados com o Nobel da Física de 2022, pelas suas "experiências com fotões entrelaçados, instituindo a violação das desigualdades de [John] Bell e tornando-se pioneiros na ciência da informação quântica".

O conceito de entrelaçamento (entanglement em inglês) de dois corpos, como a situação na qual o nosso conhecimento sobre um dos corpos está inextricavelmente correlacionado com o nosso conhecimento sobre o outro, foi introduzido por Schrödinger num famoso artigo publicado em 1935, em que descreve uma experiência imaginária que ficou conhecida como o paradoxo do gato de Schrödinger. Daí o título deste  post.

O entrelaçamento quântico é um dos conceitos mais contraintuitivos da mecânica quântica, mas também uma das mais fundamentais consequências do formalismo matemático da teoria, e a base das novas tecnologias quânticas.

Estes temas são desenvolvidos em detalhe num pequeno livro (sem formalismo matemático), que sairá dentro de dias na IST Press (a editora do Instituto Superior Técnico), e cuja capa se representa na figura, podendo ser adquirido em livrarias e aqui

Um pequeno extrato pré-print sobre entrelaçamento e teleportação pode ser visto aqui 


Sem comentários:

NOVOS CLÁSSICOS DIGITALIA

Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os volu...