segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Relógios Públicos em Lisboa


Informação recebida pelo De Rerum Natura (na imagem a Sé de Lisboa):

Palestra de Fernando Correia de Oliveira

Relógios Públicos em Lisboa

Data: 25 de Fevereiro de 2010 – 18h00
Local: Espaço Sustentabilidade da EDP (Marquês de Pombal)
Não perca esta oportunidade, inscreva-se já e traga familiares e/ou amigos.

Resumo:

O Tempo é uma realidade impalpável mas preciosa e quem detém o poder quer apossar-se do Tempo. A relação entre o Tempo e os poderes vários – Religioso, Político, Económico, Científico, Social – é analisada ao longo da História, especialmente quanto ao que se tem passado em Lisboa. Desde o primeiro de que há notícia na cidade – o relógio da Sé – passando pelos vários relógios do Paço, ao relógio da Horas Legal, os marcadores de tempo públicos e colectivos, tradutores de centros de poder variados e das várias formas como a cidade foi vivendo o Tempo.

Sobre o autor:

Fernando Correia de Oliveira (Lisboa, 1954) é um jornalista e pesquisador do fenómeno do Tempo, do fabrico de relógios e da Evolução Mental. Cursou Direito, na Universidade de Lisboa. Jornalista desde 1974, esteve 20 anos com a Agência de Notícias Portuguesa. Fundador da RFM, RGT e depois a TSF. Primeiro português correspondente em Pequim (1988-90). Dez anos com o PÚBLICO, jornal diário de referência português (1993-2002). Especializado em Política Internacional e da Ásia (China, Japão, Coreia). Inúmeras distinções, destancando-se o Prémio Bernard Cabanès e o Prémio NP de Jornalismo. Participações como orador em vários colóquios, como na Academia das Ciências de Lisboa. Tem numerosos livros editados sobre o tempo. Ver mais aqui.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...