sábado, 13 de fevereiro de 2010

Decisão certa ou errada?

Constava há algum tempo que o programa de Língua Portuguesa para Ensino Básico, aprovado e publicado em 2009, seria, mais dia menos dia, suspenso ou adiado, em virtude de se estar a desenhar mais uma reorganização curricular para este nível de ensino (a última data de 2001).

Porém, as acções de formação (da responsabilidade do Ministério da Educação e de editoras de manuais escolares) destinadas a preparar os professores para o usarem continuavam e, ao que sei, ainda não terminaram.

Uma notícia do jornal Público de ontem, da autoria de Bárbara Wong, veio tirar dúvidas que restassem: por decisão do Ministério da Educação,o programa não entra em vigor no próximo ano lectivo.

A questão que se pode pôr é a seguinte: estamos perante uma decisão certa ou errada? Uma resposta, que congrega diversos olhares, é dada por Ana Soares aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

Será que no 2º ciclo os alunos devem saber escrever, ler e interpretar ou devem entrar em pseudo-jogos na "gramática" pensada na senda de um certo eduquês?
Em que é que o novo programa trazia melhorias?
Generalizando, aceder a novas nomenclaturas (em muitos casos polémicas)não vai melhorar a educação dos nossos jovens, por muito que custe a alguns.

Mário Nunes disse...

Muito se fala hoje acerca de 2012, da inversão dos polos, da mudança do polo magnético terrestre, bem como de modificações na crusta terrestre, gigantescos tsunamis e de uma tempestade solar.
Gostaria de saber o que há de concreto em termos geológicos?
É que apesar de abundar a informação as fontes crediveis são muito poucas.

Anónimo disse...

Que pena que eu tenho dos fazedores de "programas", dos "autores" e das editoras dos manuais!!!
Quando é que o ensino se orienta para os alunos não para os livreiros/autores???

Joaquim Ferreira disse...

Vamos avaliar os políticos! Leiam... Petição Por Políticos Mais Responsáveis
Se é contribuinte neste país e sente-se "assaltado" ou simplesmente "escandalizado" com o que se paga como salário e ajudas aos políticos? Vamos colocar uma ordem nisto... Que os que servem o povo sejam reconhecidos pelo que fazem... avaliados e como tal, merecedores do que recebem... Está uma petição on-line disponível.
Aqui fica o link da Petição Por Políticos Mais Responsáveis.
Leia a petição até ao fim... olhem que vale a pena! Eu já a assinei...
Este é um assunto diferente do tratado. Mas creio que merece ser divulgado... Perdoem-me este pequeno abuso...

Ana Soares disse...

Soubemos hoje, também através da comunicação social, que os Novos Programas vão sofrer pequenas alterações e que os mesmos entrarão em vigor, em pleno, no ano lectivo 2010-11.

Ana Soares
educaremportugues.blogspot.com

AS disse...

Peço desculpa, em pleno só em 2011-12. Em 2010 os novos programas entram em vigor, a título experimental, apenas em alguma escolas.

Ana Soares

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...