domingo, 14 de fevereiro de 2010

Educação no Regime Democrático

Informação recebida pelo Rerum Natura.

O Fórum para a Liberdade de Educação associa-se às comemorações do centenário da República com o Ciclo de Encontros: 100 Anos de República e o Futuro da Educação.

No próximo dia 24 de Fevereiro às 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se o segundo intitulado A Educação no Regime Democrático - Direito à educação ou Estado Educador?

Três convidados - Jorge Miranda e Viriato Soromenho Marques, da Univeridade de Lisboa, e Mário Pinto da Universidade Católica Portuguesa - analisarão a organização constitucional e jurídica do nosso sistema de ensino, bem como o papel reservado ao Estado, aos pais e às comunidades na educação. Em que medida se respeita, nessa organização, a prioridade dos pais na escolha da escola dos filhos?

A entrada é livre, mas agradece-se confirmação até dia 23 de Fevereiro, através do endereço infor@fle.pt.

4 comentários:

Anónimo disse...

É tudo muito bonito, a livre escolha dos pais e tal, mas a maioria tem que optar pelas escolas públicas e tirando as grandes cidades, porto, lisboa e pouco mais a maioria tem que optar pela escola que tem perto de casa.

Fala-se muito em escolher escolas e esquecem-se que a maioria da população estudantil não pode escolher outra escola porque simplesmente está longe..

É tudo muito bonito quando se vive em Lisboa, mas na provincia as coisas são diferentes!

Leonardo disse...

Interessante! Seria muito bom que o RN dispusesse depois trechos do que foi falado, ou abordado nas palestras.

Anónimo disse...

Do comentário anterior poderia depreender-se que os problemas da educação, bem como o papel dos pais no processo, se reduz à possiblilidade ou impossibilidade de escolha entre uma escola pública ou privada.
Obviamente discordo. A escola pública será em conceito e em potência sempre a melhor opção. A que estará sempre em melhores condições para oferecer uma educação democrática. Assim os políticos, os professores e os pais o entendam e garantam.
Sou professor, numa escola pública na "província" que compete agora, deslealmente, com várias escolas particulares e ganha. Porque temos um corpo docente experiente e competente que tem resistido estoicamente aos ataques das últimas "políticas de educação".
Mal estamos se os pais crêem que o seu papel se reduz à escolha da escola a que "entregam a educação dos seus filhos", por muito que possam pagar por isso.
Cordialmente,
Jorge Dias

Anónimo disse...

Anónimo ds 19:55
A melhor escola para cada um não tem de estar ao pé de sua casa. Mas sou sensível a outro argumento, que não expôs: a impossibilidade de escolher por falta de dinheiro no caso de a opção desejada ter de ser paga.

Anónimo das 20:50
A melhor opção é a que cada um quiser, seja pública ou privada. A melhor opção absoluta não existe. As escolas são todas diferentes. Deviam ser muito mais diferentes do que são. A escolha da escola é muito importante e é um direito dos pais escolher a escola dos filhos. A escolha não é entre uma escola pública e uma escola privada. É entre todas as escolas.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...