domingo, 14 de fevereiro de 2010

Educação no Regime Democrático

Informação recebida pelo Rerum Natura.

O Fórum para a Liberdade de Educação associa-se às comemorações do centenário da República com o Ciclo de Encontros: 100 Anos de República e o Futuro da Educação.

No próximo dia 24 de Fevereiro às 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se o segundo intitulado A Educação no Regime Democrático - Direito à educação ou Estado Educador?

Três convidados - Jorge Miranda e Viriato Soromenho Marques, da Univeridade de Lisboa, e Mário Pinto da Universidade Católica Portuguesa - analisarão a organização constitucional e jurídica do nosso sistema de ensino, bem como o papel reservado ao Estado, aos pais e às comunidades na educação. Em que medida se respeita, nessa organização, a prioridade dos pais na escolha da escola dos filhos?

A entrada é livre, mas agradece-se confirmação até dia 23 de Fevereiro, através do endereço infor@fle.pt.

4 comentários:

Anónimo disse...

É tudo muito bonito, a livre escolha dos pais e tal, mas a maioria tem que optar pelas escolas públicas e tirando as grandes cidades, porto, lisboa e pouco mais a maioria tem que optar pela escola que tem perto de casa.

Fala-se muito em escolher escolas e esquecem-se que a maioria da população estudantil não pode escolher outra escola porque simplesmente está longe..

É tudo muito bonito quando se vive em Lisboa, mas na provincia as coisas são diferentes!

Leonardo disse...

Interessante! Seria muito bom que o RN dispusesse depois trechos do que foi falado, ou abordado nas palestras.

Anónimo disse...

Do comentário anterior poderia depreender-se que os problemas da educação, bem como o papel dos pais no processo, se reduz à possiblilidade ou impossibilidade de escolha entre uma escola pública ou privada.
Obviamente discordo. A escola pública será em conceito e em potência sempre a melhor opção. A que estará sempre em melhores condições para oferecer uma educação democrática. Assim os políticos, os professores e os pais o entendam e garantam.
Sou professor, numa escola pública na "província" que compete agora, deslealmente, com várias escolas particulares e ganha. Porque temos um corpo docente experiente e competente que tem resistido estoicamente aos ataques das últimas "políticas de educação".
Mal estamos se os pais crêem que o seu papel se reduz à escolha da escola a que "entregam a educação dos seus filhos", por muito que possam pagar por isso.
Cordialmente,
Jorge Dias

Anónimo disse...

Anónimo ds 19:55
A melhor escola para cada um não tem de estar ao pé de sua casa. Mas sou sensível a outro argumento, que não expôs: a impossibilidade de escolher por falta de dinheiro no caso de a opção desejada ter de ser paga.

Anónimo das 20:50
A melhor opção é a que cada um quiser, seja pública ou privada. A melhor opção absoluta não existe. As escolas são todas diferentes. Deviam ser muito mais diferentes do que são. A escolha da escola é muito importante e é um direito dos pais escolher a escola dos filhos. A escolha não é entre uma escola pública e uma escola privada. É entre todas as escolas.

UMA RESPOSTA DOS AUTORES DO MANIFESTO "POR UM ENSINO SUPERIO HUMANIZADO"

Pode ser lida aqui   uma resposta dos autores do manifesto Por um Ensino Superior humanizado. Manifesto contra o uso da “inteligência” artif...