Apresentação da obra Campos de Concentração em Cabo Verde. As ilhas como espaços de deportação e de prisão no Estado Novo, no próximo dia 24 de Fevereiro (4.ª feira), pelas 18h, na Livraria Bertrand Dolce Vita, em Coimbra. A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor José Carlos Venâncio, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior.
O presente trabalho, o terceiro título da colecção História Contemporânea da Imprensa da Universidade de Coimbra e da responsabilidade do CEIS20, traz-nos um mapeamento dos diferentes destinos de deportação e prisão política eleitos pelo Estado Novo, centrados fundamentalmente nas ilhas onde ficaram celebrizadas a encenação e a materialização desta prática, desde as referências sobre a prisão para deportados políticos na ilha de São Nicolau (1931) até à imposição repressiva do Campo de Trabalho de Chão Bom (1961-1974), na ilha de Santiago, na sequência da contestação anticolonial.
1 comentário:
Se não fosse o sub-título, que restringe o tema do trabalho, esperaria encontrar algo sobre o uso desses Campos de Concetnração de Cabo Verde DEPOIS de 1974...
Enviar um comentário