segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A MORTE PREVISTA DE PAGELS

Quando estava a preparar recentemente a apresentação do livro "Introdução à Física Contemporânea", professor e investigador da Universidade do Minho (Editora Moinho Velho, 2010) de Ricardo Mendes Ribeiro, uma original apresentação em português da teoria quântica sobre a qual conto falar em breve, voltei a folhear uma das melhores obras de divulgação da teoria quântica "O Código Cósmico. A física quântica como linguagem da Natureza" (Gradiva, 1986, nº 10 da colecção Ciência Aberta, com tradução de Jorge Buescu).

E reparei quão premonitório da morte do autor foi o final do livro, que saiu no original em 1982:
"Eu costumava escalar altas montanhas, com neve e gelo, apoiado lateralmente em grandes rochas. Quando estava a descrever uma das minhas aventuras a um amigo mais velho, este perguntou-me: "Porque é que te queres matar?" Eu protestei; disse-lhe que as recompensas que queria eram a vista, o prazer e sentir que usava o meu corpo e a minha habilidade contra a Natureza. O meu amigo replicou: "Quando tiveres a minha idade, verás que estavas a querer matar-te."

Muitas vezes sonho com quedas. Esses sonhos são comuns para os ambiciosos e para os alpinistas. Há pouco tempo sonhei que me agarrava a uma rocha que subitamente se desprendeu. Tentei agarrar-me a um arbusrto, mas ele cedeu e, num terror gelado, caí no abismo. De repente apercebi-me de que a minha queda era apenas relativa; não havia fim para ela. Encheu-me de uma sensação de prazer. Compreendi que aquilo que eu representava, o princípio da vida, não pode ser destruído. está inscrito no código cósmico, na ordem do Universo. À medida que continuei a cair no vazio, abracei a abóbada celeste, cantei a beleza das estrelas e reconciliei-me com a escuridão".
De facto, Pagels, que escreveu ainda "Simetria Perfeita " e "Os Sonhos da Razão" (ambos também saídos na Gradiva) e renovou a saudosa revista "The Sciences" da Academia de Ciências de Nova Iorque, nunca chegou a ter a idade do amigo. Morreu em 23 de Julho de 1988, com 49 anos, nas montanhas do Colorado, precisamente num acidente de montanhismo, quando uma rocha a que se agarrava se desprendeu. O corpo, caído num abismo, só pôde ser resgatado com o auxílio de um helicóptero.

A viúva, Elaine Pagels, professora de história da religião na Universidade de Princeton (autora do best-seller "Os Evangelhos Gnósticos" e, mais recentemente, "As Origens de Satanás", os dois com traduções brasileiras), ficou de luto pela segunda vez em pouco tempo, pois um ano antes tinha-lhe falecido um filho de seis anos, vítima de doença grave.

Eu que tinha na altura da sua publicação lido o livro e que sabia do trágico fim do físico norte-americano, fiquei de novo impressionado ao reler o final do "Código Cósmico". Disse-o agora aos meus amigos Jorge Buescu, que traduziu o livro quando era estudante, e Guilherme valente, editor do livro. Todos, na física, na ciência e na cultura, ficámos mais pobres, pois Pagels, uma pessoa sábia, optimista e generosa, tinha ainda muito para nos dar. No próximo dia 19 de Fevereiro Pagels faria 72 anos.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...