sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

“Porquê Deus se temos a Ciência?" em Coimbra


Café, Livros e Ciência
“Porquê Deus se temos a Ciência?" Organização de Manuel Curado (Fronteira do Caos, 2009)
5ª feira, 4 de Março de 2010 18h00

Alfredo Dinis, S.J., no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, em Coimbra, apresenta-nos o livro “Porquê Deus se temos a Ciência?”, organizado por Manuel Curado. Segundo este último: "Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde têm de ter uma posição sobre a existência de Deus.” Assim, em mais um Café, Livros e Ciência, encontramos um livro onde médicos, um físico, um especialista em história e filosofia da ciência, entre outros, se pronunciam.

Num ambiente informal, onde o café acompanha os livros, Café, Livros e Ciência acontece na primeira quinta-feira de cada mês para promover a leitura de ciência junto do público em geral. Poderá visionar um apontamento multimédia sobre os eventos já decorridos no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV, e ainda algumas edições da rubrica “Escolhas de Livros de Carlos Fiolhais”.

local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Dept. Física, FCTUC
contactos: 239 410 699 ou rc@teor.fis.uc.pt

9 comentários:

dromofilo disse...

« O esforço pra reconciliar a ciência e a religião é quase sempre feito, não por teólogos, mas por cientistas, incapazes de renunciar totalmente à piedade que beberam com o leite materno. Os teólogos,sem um tal dualismo a baralhar-lhes o raciocínio, têm clarividência suficiente para compreender que ambas são implacável e eternamente antagónicas, e que qualquer esforço para as meter dentro do mesmo saco terminará com uma delas engolindo a outra.»

H.L. Menken - Minority Report

margarida disse...

Deus é um aconchego inexplicável.
Tem de se vivenciar.
Feliz de quem consegue.

João de Castro Nunes disse...

O primeiro comentáio não passa de uma crassa estupidez, sendo caso para perguntar se o respectivo autor... ainda aí vai! Talvez tenha perdido o comboio. JCN

Anónimo disse...

A CHAVE DO MISTÉRIO

Os físicos há muito que conhecem
com todo o rigorismo e precisão
o modo como as coisas acontecem
embora desconheçam a razão.

Sabem perfeitamente a que obedecem
os átomos na sua formação
e não menos as leis que estabelecem
a sua força de destruição.

Só que, no seu sapiente magistério,
carecem de qualquer juízo sério
sobre o porquê da fórmula encontrada.

Sob este aspecto não conhecem nada
porque, sendo matéria reservada,
só Deus possui a chave do mistério!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Leonardo disse...

Sinceramente, acho que quem faz semelhante pergunta nunca teve uma experiência de Deus, nunca O realizou. E colocar esta questão só como propósito de unir (novamente) ciência e teologia, mostra uma tremenda ignorância dos fatos de uma e de outra.

Anónimo disse...

Mas quem falou em "unir", antes e agora?!... Pura extrapolação lexical de quem, porventura, já O realizou. Que felicidade! JCN

Anónimo disse...

Eu tive uma experiência de deus: um bode a fugir depois de me apunhalar nas costas. Ou não é disso que estamos a falar?!

maria disse...

não sei...talvez porque as teorias do big bang , e agora a do big bum , sejam equivalentes à criação e ao apocalipse como resposta à pergunta : que andamos a fazer aqui ? de onde viémos? será que vai haver castigo ?
ou talvez porque a ciência nunca terá o encanto da magia?
ou talvez porque o consolo emocional que a ciência dá ( prozacs , xanax , heroíona e tal ) sejam caros e façam mal à saúde?
a ciência é uma muleta para andar na terra , serve para ler matéria , e não só de pão vive o homem , não è ? a ciência nunca vai poder preencher o Espírito , a não ser com comprimidos , ou seja , pelo exterior.

Anónimo disse...

A religião ( ligar, unir , ou seja, unirmo-nos a nós mesmos, aos outros, à natureza, de corpo e alma) e a ciência são claramente conciliáveis (porque não?):

"A possível junção da neurofisiologia com a a fé à semelhança da ligação dos dois hemisférios cerebrais que, de acordo com Maurice Maeterlinck,
simbolizam o conflito ente o oriente e o ocidente o que equivale à própria divisão do cérebro,sendo o lóbulo ocidental o produto da razão, da ciência e da consciência, enquanto
que o lóbulo oriental segregaria a intuição, a religião e a subconsciência e como a ciência da assimetria cerebral (domínios da psicologia, linguística, educação,inteligência artificial, fi losofi a, sociologia e da arte) influencia os dois cérebros (na arte,ciência e cultura) e são, no homo sapiens, funções do cérebro direito (Israel, 1998: 60 -61).
Salienta -se, neste contexto, que o oriente não produziu psicologia, mas sim metafísica e
que, no ocidente, o termo espírito signifi ca “função psíquica” (Jung, 1971:1)."

Abraço,
Madalena

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...