sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Origem da Comédia

Informação recebida no De Rerum Natura.

A Origem da Comédia é uma recém-fundada associação, de dimensão nacional, que pretende congregar todos os estudantes, a nível universitário, interessados na Antiguidade Clássica e no seu legado. Tem como principal objectivo promover e difundir actividades culturais e educativas nesse âmbito, procurando partilhar com o público o que move quantos dela fazem parte: o amor pelas coisas clássicas e uma confiança profunda na sua actualidade.

A sua primeira actividade, intitulada Tertúlias Pré-Socráticas, centra-se, como o nome indica, nos filósofos que precederam Sócrates, pais do pensamento racional e profundo, bem como incipientes, mas importantes, cientistas.

O ciclo de sessões decorrerá entre 5/03 e 28/04, às quartas-feiras (salvo a primeira sessão), às 18:00 horas, no foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, e contará com a presença de alguns dos mais reputados professores das áreas de Clássicas e Filosofia.

Várias das sessões serão ainda precedidas de um breve momento artístico a partir de textos maiores da literatura mundial e nacional onde figurem os filósofos a abordar, a cargo de grupos locais como o Thíasos, a Oficina de Poesia, o TEUC ou os Aranhiças & Elefantes.

O programa é o seguinte:
05/03 - A Grécia Arcaica: Maria Helena da Rocha Pereira
10/03 - Os Iónicos: Tales, Anaximandro & Anaxímenes: David Santos
17/03 - Heraclito: Alexandre Sá
24/03 - Parménides & Zenão de Eleia: António Martins
14/04 - Empédocles, Anaxágoras & Os Atomistas: António Mesquita
21/04 - Os Sofistas: Teresa Schiappa
28/04 - Pitágoras & Os Pitagóricos: José Pedro Serra

2 comentários:

Anónimo disse...

A julgar pela fartura de comentários, assim vai o Humanismo pelas bandas da Lusa-Atenas! JCN

João de Castro Nunes disse...

Que grandes... cómicos! JCN