sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ciência na Sétima Arte


Informação recebida da Universidade do Porto:

Especialistas analisam a Ciência na Sétima Arte
em “laboratório” de cinema promovido pela U.Porto

A partir das 18 horas de 19 de Fevereiro, críticos e estudiosos do cinema vão juntar-se a vários cientistas para explorar e debater as representações da ciência na Sétima Arte. O pretexto surge na forma de “Screenlabs”, título do ciclo de cinema que a Universidade do Porto leva ao auditório do Passos Manuel (Rua Passos Manuel, 137) no âmbito do ciclo Nomadic.0910 – Encontros entre Arte e Ciência.

Dos erros científicos que povoam alguns filmes à forma como se constroem as personagens de ficção científica, serão vários os temas a ser abordados nas 5 sessões comentadas que integram o evento. Na primeira sessão - exclusiva para convidados - o comentário ao filme "Gattaca" estará a cargo de David A. Kirby, professor da Universidade de Manchester e conselheiro científico de cinema. Ao seu lado estarão Maria Strecht e Heitor Alvelos, professores da U.Porto e comissários do ciclo Nomadic.0910.

Até 18 de Março, o ciclo prossegue com mais quatro sessões semanais, abertas ao público. Os filmes "I am Legend" e "Frankenstein" juntam-se a uma selecção de obras da Casa da Animação e do festival U.Frame como fonte de inspiração para um debate liderado por nomes como Eduardo Cintra Torres e António Roma Torres.

A antestreia de “Screenlabs” é, contudo, apenas uma das intervenções Arte/Ciência que a U.Porto leva a toda a cidade até final da semana. Já hoje, dia 18 de Fevereiro, pelas 19 horas, as "Perturbações" vão tomar conta do Museu Nacional Soares dos Reis. Trata-se de uma instalação artística patrocinada pelo IBMC.INEB, tendo como mote a reflexão sobre o uso e abuso de psicofármacos. Um tema que, uma hora antes da inauguração, será debatido numa mesa redonda dinamizada por docentes da U.Porto ligados às Artes e Ciências. Alexandre Quintanilha (IBMC.INEB; ICBAS), João Marques Teixeira (FPCEUP), Lúcia Matos (FBAUP) e Teresa Summavielle (IBMC.INEB) são os convidados.

Para esta sexta-feira, às 15h30, assinala-se ainda a entrada em acção de "Artistas do Jogo", uma exposição fotográfica onde se propõe uma abordagem ao corpo desportivo, procurando mostrá-lo na dupla condição de objecto estético e objecto da ciência. A mostra ficará patente ao público até 26 de Março na Faculdade de Desporto da U.Porto (Rua Dr. Plácido Costa, 91).

Iniciado em Setembro de 2009, o ciclo Nomadic.0910 tem procurado envolver a população num diálogo desinibido com a Ciência e a Arte a partir de actividades organizadas pelas unidades orgânicas da U.Porto. O programa de acções (em permanente actualização) está disponível em http://nomadic.up.pt.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...