quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

D. MANUEL DO CENÁCULO

Informação recebida da editora:

D. Manuel do Cenáculo
Instruções Pastorais, Projectos de Bibliotecas e Diário
coordenação de Francisco António Lourenço Vaz
Edição: 2009
Páginas: 144
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-34268-3
Colecção: CIÊNCIA E ILUMINISMO
18,90€

Sinopse

D. Manuel do Cenáculo (1724-1814) participou activamente nas reformas levadas a cabo pelo Marquês de Pombal e continuou, depois, como Bispo de Beja e Arcebispo de Évora, a levar a bandeira da ciência e da instrução ao povo rude e iletrado do Alentejo.

Com efeito, Cenáculo teve um papel determinante na reforma da Universidade de Coimbra, dirigiu a Real Mesa Censória e delineou projectos que teriam impacto na difusão da ciência entre nós. A sua acção reformista pautou-se por uma atitude, em consonância com as ideias das Luzes, que consistia em multiplicar os meios de informação e aquisição do conhecimento e disponibilizá-los ao público. Por isso, reuniu ao longo da vida uma vastíssima colecção de livros, moedas, produtos naturais, obras de arte e antiguidades, tendo em vista a criação de bibliotecas e museus abertos ao público.

Tendo presente a obra e percurso de D. Manuel do Cenáculo, seleccionámos algumas das obras que ilustram como a mentalidade científica era uma das bases do seu pensamento e da acção reformista. Esta colectânea reúne cartas pastorais, que comprovam as ideias de Cenáculo sobre o confronto entre ciência e religião, e os textos relativos à criação de bibliotecas e à participação nas reformas de ensino e defesa dos conhecimentos úteis.

Colecção CIÊNCIA E ILUMINISMO

Esta colecção integra obras científicas portuguesas da segunda metade do século XVIII e primeiro quartel do século XIX. O seu principal objectivo é o de proporcionar um melhor conhecimento das fontes para a história da produção científica em portugal ao longo do referido período, que corresponde a uma época de especial relevância na história das ciências em geral.

São editados nesta colecção textos inéditos ou que, quando publicados, tiveram reduzida circulação e permanecem hoje inacessíveis ao público interessado em conhecer as mais relevantes contribuições para a história da ciência em Portugal. Para além dos textos originais, cada obra inclui um ensaio introdutório de enquadramento e análise dos materiais editados.

3 comentários:

Anónimo disse...

A inexistência de comentários a esta rubrica e outras similares é a prova insofismável de que o Humanismo em Coimbra está confinado às associações humanitárias com, por exemplo, os bombeiros voluntários. JCN

Anónimo disse...

Quem cala... consente. JCN

Anónimo disse...

Não é qualquer um que lê os manuscritos do pombalófilo Frei Manuel do Cenáculo, que tinha uma letra levada da breca! JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...