segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ciência e Ética


Informação recebida da Universidade do Porto (na imagem Alexandre Quintanilha):

Já fez correr muita tinta, extremar posições, convicções e denunciou consciências e condutas que se misturam com as que se aplicam à vida em geral. No próximo dia 25 de Fevereiro a Ciência vai cruzar-se com a Ética.

Entre o laboratório e o altar, entre a matéria e a espiritualidade, vamos ter fazedores e divulgadores de ciência à conversa com um jesuíta. Nomes: Palmira F. Silva, do Departamento de Engenharia Química e Biológica da Universidade Técnica de Lisboa; Beatriz Porto, Doutora em Ciências Biomédicas (Genética Humana) e Professora Auxiliar de Genética Médica no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), e Vasco Pinto de Magalhães. Licenciado em Filosofia e em Teologia, Vasco Pinto de Magalhães entrou na Companhia de Jesus em 1965 e foi co-fundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área.

Ao lado deste responsável pela formação inicial dos jesuítas portugueses vai estar um decifrador do universo, que nem sempre tem de ser hermético, da ciência. Detentor de uma singular capacidade de comunicação, sendo, de resto, presença assídua nos diferentes órgãos de comunicação social, Alexandre Quintanilha, nasceu em Moçambique a 9 de Agosto de 1945. Completou os estudos secundários em Lourenço Marques, e continuou os estudos universitários na África do Sul, tendo-se licenciado em Física Teórica, em 1968, na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, e doutorado em Física do Estado Sólido em 1972, pela mesma universidade. O interesse pela essência das coisas do mundo levou-o, inicialmente, a formar-se em Física, e depois a interessar-se pela biologia. Seguiu para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde trabalhou durante cerca de vinte anos. Foi director do Centro de Estudos Ambientais, entre 1983 e 1990, foi director assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e, entre 1987 e 1990, desempenhou o cargo de director do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera.

Em 1991 foi nomeado director do Centro de Citologia Experimental e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto. Actualmente, é professor catedrático do ICBAS, e vice-presidente (deixou a presidência há cerca de um ano) do Instituto de Biologia Molecular e Celular. Tem perto de 100 artigos publicados em várias revistas científicas e em 1993 foi agraciado como Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada.

São parcelas de percursos que vão ser convocados para a discussão que acontece no próximo dia 25 de Fevereiro. As conversas que aconchegam os espíritos à volta da Ciência acontecem sempre às nove e meia da noite. No Salão Nobre da Reitoria.

Ver aqui o programa completo da série de debates.

1 comentário:

fernando b figueiredo disse...

e hoje de manhã o Professor Alexandre Quintanilha esteve, a convite de um grupo de alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, a debater estas problemáticas. http://enefixe.wordpress.com/2010/02/22/bioetica-desafios-actuais-e-futuros/

Até ao final de Maio outros cientistas e outras conversas estão agendadas. Se puderem apareçam por Viseu: http://enefixe.wordpress.com/ciclo-de-conferencias/

fbf

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...