segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PEIERLS E A REALIDADE

No livro "O Átomo Assombrado. Uma discussão dos mistérios da teoria quântica" de Paul Davies e J. R. Brown, nº 45 da colecção Ciência Aberta (Gradiva, 1991), do qual fiz a revisão científica, é entrevistado, entre outros, o físico Rudolf Peierls, que de certo modo foi responsável pela escola de física teórica e computacional de Coimbra (falo dele no meu livro "Nova Física Divertida"). À pergunta

- "Pensa que a consciência dsempenha um papel crucial na natureza da realidade?"

ele respondeu de uma maneira muito simples:

- "Eu não sei o que é a realidade".

Peierls é um exemplo de um físico que se contenta em ser físico, e bom físico, não ambicionando ser filósofo.

3 comentários:

Viajante Esperto disse...

Achei seu Blog muito interessante e acho que seus leitores podem também se interessar pelas minhas postagens e os meus pelas suas. O que você acha de nós fazermos uma parceria de link? Vc me divulga e eu faço o mesmo no meu blog viajanteesperto.blogspot.com.

Caso tenha interesse, é só me responder nesse email (viagensped@gmail.com) assim divulgo seu blog na mesma hora!

Boa Sorte com seu Blog,
Abçss Milena

Carlos Silva disse...

Poderia ter dito:

"Eu não sei o que é a consciência"
"Eu não sei o que é a natureza"
"Eu não sei o que é pensar"
ou mesmo
"Eu não sei o que é o que é"

O efeito seria o mesmo. O que é interessante é que a Filosofia é precisamente o esforço de responder a estas questões (entre outras). Ou seja, no fundo o Peierls disse uma graça vulgar, daquelas que só os ignorantes em Filosofia toma como um frase profunda. Enfim...

Anónimo disse...

Por que hão-de os chamados filósofos estragar, com vulgaridades, a profundeza da vulgaridade? JCN

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...