domingo, 6 de dezembro de 2009

CERCADOS PELO FOGO

Informação recebida das Edições MinervaCoimbra

No dia 10 de Dezembro, pelas 17h00, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra será apresentado o livro Cercados pelo fogo - Parte 2, da autoria de Domingos Xavier Viegas. A apresentação será feita pelo Dr. Duarte Nuno Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Sobre o livro: Depois de publicado em 2004 um volume com este mesmo título, neste relatam-se e analisam-se acidentes ocorridos nos incêndios florestais que ocorreram em Portugal e Espanha no ano de 2005, causando várias mortes. Trata-se de um trabalho de investigação científica levado a cabo pelo autor e pela sua equipa, que visa melhorar a segurança pessoal de cidadãos comuns e dos próprios bombeiros. Assim, destina-se ao público em geral, constituindo uma leitura indispensável para todos aqueles que trabalham ou vivem junto da floresta e aqueles que estejam empenhados na defesa da Natureza e da Vida.

Sobre o autor: Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra em 1981. É, desde 1992, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta universidade. Entre outras funções que exerce, é membro do Conselho Nacional de Educação e director do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.

Sem comentários:

O FÍSICO PRODIGIOSO

  Cap. 43 do livro  "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos, que vou apre...