sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LIVROS PARA O SAPATINHO


Minha crónica no "Público" de hoje:

Como estamos no Natal, sugiro uma mão cheia de livros recentes para pôr no sapatinho (a ordem é alfabética do autor):

- Umberto Eco, "A Vertigem das Listas", Difel. O famoso professor e escritor da Universidade de Bolonha, pouco depois de ter publicado entre nós um livro em defesa dos livros no qual refere os morcegos da Biblioteca Joanina ("A Obsessão do Fogo", com Jean-Claude Carrière, Difel), regala-nos com esta obra ilustrada sobre listas. O estilo é claramente "Eco" e a apresentação segue a linha estética da "História do Belo" e da "História do Feio".

- Ben Goldacre, “Ciência da Treta”, Bizâncio. A pseudociência na área das ciências da saúde – desde milagrosas desintoxicações até aos supostos perigos das vacinas, passando pela homeopatia e outras curandices sortidas - é desmascarada por um médico inglês que conhece bem o método científico e não tem papas na língua a declarar onde ele está ausente.

- Luísa Costa Gomes,”Ilusão (ou o que quiserem)”, D. Quixote. Um romance que retrata um país e um tempo onde a escola parece sem rumo. Veja-se, por exemplo, este trecho em que Jorge trava o seguinte diálogo com a sua mulher, a “sotôra” Teresinha, professora de Português: «O ensino tem de ser centrado no aluno!», ajudei. «Não vês que é exactamente o que estou a fazer? E disse à Jessica: «Fazes uma composição como se estivesses a escrever mensagens aos teus amigos. Experimenta. E ela aceitou o desafio.» A Teresinha estende-me então meia folha, mal rasgada ao meio e muito amarrotada: «k ir ao c kumersial? tou tesa! vi la uma caia bué! bora ao kafe! ta de xuva! Tns money? O kajo tb vai! e ka um pao! k tu! kto custa? k? a caia! cei la! m e pra saber, fdse! tnsmoney? não! atao nao da.» «É um princípio», disse eu (...). Depois de uma negociação interessante, comprometeu-se a ler os bilhetes de autocarro e os menus do McDonald. São coisas da vida de todos os dias e afinal nós estamos a educar para a vida."

- David Landes, “A Revolução no Tempo”, Gradiva. Do economista de Harvard autor de “A Riqueza e a Pobreza das Nações”, outra grande obra, que é uma verdadeira história cultural do tempo e dos relógios, portanto, uma história da civilização. No Cap. 3 conta como os jesuítas introduziram, no século XVI, relógios mecânicos na China, entrando por Macau.

- A. E. Maia do Amaral (organização), "Tesouros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra", Imprensa da Universidade de Coimbra. Volume ricamente ilustrado sobre a mais antiga das bibliotecas portuguesas, para o qual escrevi o prefácio. Apresentam-se os seus espaços e o seu recheio, que para muitos será surpreendente: manuscritos iluminados, tipografia quatrocentista e quinhentista, espólios literários e científicos, fundos musicais, imprensa periódica portuguesa, imagem fotográfica, marcas bibliográficas, etc. É uma óptima prenda de Natal!

- Rui Ramos (coordenador) com Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro, "História de Portugal", Esfera dos Livros. Uma nova história de Portugal num só volume, escrita por historiadores da nova geração. À medida que o tempo passa, a história surge naturalmente com novos olhos e esta é, por isso, uma síntese necessária e útil. Fundamental para entrarmos prevenidos no futuro.

- Jorge Reis-Sá e Rui Lage (organização), “Poemas Portugueses. Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI”, Porto Editora. Somos um país de poetas? Esta antologia de poesia portuguesa com 2152 páginas, organizada por ordem cronológica do nascimento dos autores, desde o Pai Soares de Taveirós, trovador do início do século XIII, até Luís Quintais, o antropólogo-poeta contemporâneo, dá a entender que sim.

- Maria Helena da Rocha Pereira (coordenação e tradução), "Hélade. Antologia da Cultura Grega", Guimarães. Um livro actual apesar de a primeira edição remontar aos 50. Da responsabilidade da mais consagrada das nossas classicistas, trata-se de um clássico da cultura nacional. Esta é uma nova edição do prelo da renovada editora Guimarães.

Boas leituras em 2010!

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...