segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mulheres cientistas: um olhar para a Ciência

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

TERTÚLIA DE CIÊNCIA
MULHERES CIENTISTAS: UM OLHAR PARA A CIÊNCIA

Conferencista: Maria da Graça Martins Miguel (Departamento de Química da Universidade de Coimbra)

16 de Dezembro, 17h00.

Resumo:

Desde há muitos anos, elas têm descoberto galáxias, formulado teoremas, sintetizado elementos químicos e investigado segredos da matéria e da vida. Mas muitas cientistas são desconhecidas, apesar de as suas descobertas terem sido decisivas para a Humanidade.

Em Portugal, e na Europa em geral, as mulheres estão cada vez mais presentes nas várias áreas da investigação científica. Contudo, elas, paradoxalmente, continuam longe do topo das carreiras, dos círculos do poder e dos centros de decisão, como reflectem as mais recentes estatísticas.

São necessárias estratégias que revertam esta situação, de modo a optimizar a capacidade de intervenção das mulheres e a utilizar os enormes benefícios que dela podem advir.

Vislumbram-se no horizonte alguns esperançosos indicadores. Com trabalho e persistência, irá aumentar a auto-confiança e a participação das mulheres na ciência e tecnologia. A ciência pertence a toda a Humanidade, transcendendo questões de género. Mulheres e homens possuem objectivos comuns na decifração dos mistérios da Natureza.

Museu da Ciência, Largo Marquês de Pombal, 3000-272 Coimbra
Email: divulgacao@museudaciencia.org; Tel. 239 85 43 50; Fax. 239 85 43 59

3 comentários:

Anónimo disse...

Número de comentários (excepto este): zero. E está em.

Anónimo disse...

Isto é, está bem (falta o b).

Cláudia da Silva Tomazi disse...

"São necessárias estratégias que revertam esta situação, de modo a optimizar a capacidade de intervenção das mulheres e a utilizar os enormes benefícios que dela podem advir".

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...