sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A matemática da arte

"I am interested in Persian geometric art and its historical methods of construction,
which I explore using the computer software Geometer's Sketchpad.
I then create digital artworks from these geometric constructions primarily using
the computer software PaintShopPro."
Reza Sarhangi.

Reza Sarhangi (na imagem) é professor no Departamento de Matemática da Universidade de Towson, Maryland, e interessa-se pela relação que, desde há longa data, a matemática estabelece com a arte.

É responsável por uma organização que se dedica a explorar essas relações e que se designa por Bridges, que se pode conhecer aqui.

Esta organização, que surgiu há 11 anos nos Texas, tem colaboradores de inúmeras nacionalidades, que se reúnem, todos os anos, em várias partes do mundo - Estados Unidos, Canadá, Europa, México. A reunião, de 2011 terá lugar em Coimbra.
As obras apresentadas são reunidas em livro, podendo também ser consultadas on-line.

Ontem, Reza Sarhangi, cujo trabalho pode ser visto aqui, fez uma palestra no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, intitulada A Arte e a Matemática dos Polígonos Estrelados, na qual, além de revisitar polígonos criados em diversas civilizações - babilónica, grega, africana, etc. -, em diferentes tempos - antiguidade, renascença, contemporaneidade - e por pessoas geniais - como da Vinci, Gauss, Escher, etc. -, centrou-se nas potencialidades gráficas dos computadores mais modernos para produzir novos modelos.

A desmontagem que fez de diversos polígonos e a sua reconstrução deixou no ar a beleza da invenção de que, como humanos, somos capazes, quando persistimos em saber mais...

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...