quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Portugal prolonga ano internacional da astronomia


Informação recebida da caixa de correio do De Rerum Natura (na imagem Júpiter e as luas galilaicas):

"Portugal vai prolongar as comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA) até Março. Com 1700 actividades em agenda e a colaboração de 370 instituições, o país tem sido um dos mais activos do mundo.

Embora o ano dedicado aos grandes temas do Universo termine por todo o globo no início de Janeiro, em Portugal continuarão a multiplicar-se as actividades de divulgação, com o objectivo de dar a conhecer a Astronomia ao grande público.

Actividades a reter:

No nascer de 2010, os céus do Funchal vão homenagear o Universo. O tradicional fogo de artifício da passagem de ano terá este ano como tema a Astronomia.

Até ao dia 22 de Janeiro, estará em exibição na Torre do Tombo, em Lisboa, uma exposição de manuscritos astronómicos - Registos do Céu - Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo - que testemunham como Portugal, no tempo de Galileu, se mantinha na linha da frente na investigação do Universo.

Para descobrir mais sobre os astrónomos portugueses do passado, o público pode ainda visitar, até ao dia 30 de Abril, a exposição Medir os Céus para Dominar a Terra - A Astronomia na Escola Politécnica de Lisboa, 1837-1911, patente no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa.

Entretanto, continua a decorrer, o concurso nacional Astronomia Artística, que desafia todos os alunos do Ensino Básico e Secundário a criarem obras de arte a partir de temas ligados ao Universo, seja por intermédio das artes plásticas, multimédia, conto, poesia ou até da música. O objectivo é promover o diálogo entre a Arte e a Ciência. Os trabalhos terão de ser entregues até ao dia 31 de Janeiro de 2010. Mais informações estão disponíveis aqui.

O AIA foi decretado pela Organização das Nações Unidas, precisamente no ano em que se comemora os 400 anos das descobertas astronómicas de Galileu Galilei. Em Portugal é promovido a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Nacional Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...