quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Cozinha é um Laboratório


Informação recebida da editora Fonte da palavra sobre um livro que acaba de sair:

Título: A Cozinha é um Laboratório
Autor: Margarida Guerreiro e Paulina Mata
Prefácio: Maria de Lurdes Modesto
Preço: 14,00 €

Com este livro gostaríamos de mostrar às pessoas que cozinham que a maior parte das directivas culinárias que têm recebido ao longo da vida têm uma razão – mas que também as há que não têm razão alguma. É importante questioná-las, tentar compreendê-las... As alterações que os alimentos sofrem durante os processos culinários têm justificações de base científica que a maior parte das pessoas desconhece. Daí que cada passo duma receita possa ser compreendido à luz de conhecimento científico. A cozinha é mesmo um laboratório! Compreender o que se passa quando preparamos um belo bife grelhado, com ovo a cavalo e acompanhado de batatas fritas pode não trazer grandes melhorias no resultado final, mas dá, por certo, algum prazer intelectual e faz-nos entender que as tais instruções são o resultado de um trabalho baseado no método da tentativa e erro levado cabo ao longo de anos e anos. Certamente já lhe disseram que a curiosidade matou o gato. Não vá nessa... Não tenha medo! Vamos decifrar conjuntamente alguns dos enigmas culinários que nos têm perseguido.

1 comentário:

Sérgio O. Marques disse...

Tive uma professora de quimicotecnia que dizia que quem gosta de química também gosta de cozinhar. Na minha humilde opinião, as experiências que fazíamos eram autênticos cozinhados e pensava o que iríamos cozinhar na aula seguinte.
O meu cozinhado preferido foi a saponificação. Não servia para comer mas era engraçado.

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...