segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em Abril, cravos mil

Informação chegada ao De Rerum Natura.

QUINTAS DO CONSERVATÓRIO:
CONCERTO DE CRAVO

19 DE ABRIL | 21H30

Em Abril, cravos mil!

Com os conceituados executantes de cravo, Cândida Matos e Júlio Dias, escutaremos música barroca, com os comentários de Paulo Estudante. Composições de Tomkins, Carlston, Farnaby, D.Scarlatti, J.P. Rameau, Gaspar Le Roux e os incontornáveis J.S. Bach e Carlos Seixas

Sobre Cândida Matos

Iniciou os seus estudos musicais com o piano, tendo estudado com Mário de Sousa Santos, Joel Canhão, Campos Coelho, Tereza Vieira e Olga Pratts.
Posteriormente dedicou-se ao cravo, tendo sido estudante convidada de Ton Koopman no Sweelinck Conservatorium Amsterdam, Holanda. Realizou masterclasses com os cravistas Robert Wooley, Jacques Ogg, Hans Knut, Kenneth Weiss e Ketil Hausgand. Presentemente integra ainda o Ensemble D. João V, o Duocembalo e o Ensemble Facsimile, agrupamentos dedicados à interpretação da Música Barroca em instrumentos da época.
Desde o ano de 2000, é Professora de Cravo na Escola de Música do Conservatório Nacio-nal de Lisboa. Concluiu recentemente o Mestrado em Cravo na Escola Superior de Música de Lisboa, projecto artístico sobre as Peças de Carácter de C. P. E. Bach.

Sobre Júlio Galvão Dias

Licenciado em Cravo pela Escola Superior de Música do Porto na classe da Prof. Ana Mafalda Castro. Estudou também com Jacques Ogg, e participou em master-classes com Ketil Hausgand e Ilton Wjuniski.
Ao longo dos anos tem efectuado concertos a solo ou integrado em grupos de música anti-ga por todo o país. Participou como solista ou integrado em grupos de música de câmara em festivais Tem colaborado com orquestras e actuado também como solista Participou em diversas produções de ópera como Dido e Eneias (produção doTeatro S.Carlos), Ottone (prod. da Casa da Música), as Bodas de Fígaro (prod. do Teatro da Trindade). Actualmente desempenha funções docentes no Conservatório de Música de Coimbra e na Escola Superior de Música do Porto.

Sobre Paulo Estudante

Doutorado em História da Música e Musicologia pela Université Paris IV-Sorbonne e a Universidade de Évora. Ainda na Université Paris IV-Sorbonne obtém a licenciatura e o /Diplôme d'Etudes Approfondies/(DEA) em Musicologia. Docente da Universidade de Coimbra, centra a sua investigação no património musical português anterior ao século XIX, nomeadamente em torno do fundo musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra assim como das práticas instrumentais na música sacra ibérica durante os séculos XVI e XVII.

1 comentário:

Cláudia S. Tomazi disse...

Especial evento!

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...