quarta-feira, 18 de abril de 2012

Água, Terra, Ar, Fogo: poesia dos 4 elementos


No próximo dia 20 de Abril de 2012, quinta-feira, no âmbito do Projecto Quark!, realiza-se no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, localizado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, pelas 21:15h, a Palestra "Literatura", com o Prof. Doutor Manuel Portela. 

Entrada Livre 

RESUMO:

Água, Terra, Ar, Fogo: poesia dos 4 elementos 

Tomando como ponto de partida uma poema do autor sueco Tomas Tranströmer (Prémio Nobel da Literatura 2011), será feito um breve percurso sobre a presença dos quatro elementos em múltiplas formas de poesia (escrita, sonora, visual, digital), com exemplos que vão do Renascimento à poesia atual. Nestes poemas dos quatro elementos veremos também a relação entre poesia e ciência. 

NOTA BIBLIOGRÁFICA:

Manuel Portela é Professor Auxiliar Agregado no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra. Doutorado em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2001) e Agregado em Literatura Inglesa (2010). Leciona nos cursos de licenciatura de Línguas Modernas, Estudos Artísticos e Ciências da Informação; e nos cursos de doutoramento em Materialidades da Literatura e em Arte Contemporânea. É membro do Conselho Científico do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra desde 2007. Colabora como investigador no projeto 'PO-EX '70-'80: Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa' (2010-2013, Universidade Fernando Pessoa) e é o investigador responsável pelo projeto ‘Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego’ (2012-2015, Universidade de Coimbra).

3 comentários:

regina disse...

Infelizmente não poderei estar presente mas será, por certo, muito interessante.
Parabéns ao CCVRC por mais esta inciativa
Regina Gouveia

Anónimo disse...

Água, terra, ar e fogo:

Foi dos quatro elementos caldeados
que no universo a vida começou
sob o sopro de Deus que espevitou
com seu poder as necessáias brasas!

JCN

Anónimo disse...

Altero para:

Foi dos quatro elementos caldeados
que no universo a vida começou
sob o sopro de Deus espevitados,
segundo o que a ciência constatou!

JCN

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...