terça-feira, 3 de abril de 2012

Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos


Palestra sobre "Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos", com o Paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues, no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no dia 4 de Abril, pelas 21h30 (entrada livre):

RESUMO

A primeira parte desta palestra abordará questões da Paleobiologia de Dinossauros, com particular atenção às técnicas mais recentes de investigação nesta área do conhecimento. A segunda parte lidará com o papel dos dinossauros na Cultura Pop, em campos tão distintos como o cinema, a música ou a mitologia.

BIOGRAFIA

Luís Azevedo Rodrigues é Doutor em Biologia – Paleontologia pela Facultad de Ciencias da Universidad Autónoma de Madrid. A sua especialidade é a evolução dos dinossauros saurópodes, nomeadamente o que se refere ao desenvolvimento do gigantismo neste grupo e questões biológicas relacionadas com a locomoção daqueles animais. É ainda especialista em morfometria geométrica e análise de dados composicionais, técnicas que tem aplicado não só em Paleontologia e Zoologia, como em disparidade morfológica de aves, pterossauros e morcegos, mas também em estudos relacionados com a Saúde e o Desporto. Realizou trabalho de investigação e de campo um pouco por toda a Europa e ainda na Patagónia argentina (três períodos), Estados Unidos e China – efetuou pesquisa em duas dezenas de Museus de História Natural por todo o mundo, o que faz dele, segundo as suas próprias palavras “um rato de campo e um rato de museus!”

1 comentário:

Cláudia S. Tomazi disse...

De 610-425 a.C. fora os filósofos
e Tales, Anaximandro, Pitágoras,
Xenofanes e Heródoto, se a fósseis
por terra e mar, reconhecem das leis

e torna 78a.C. Plínio, o Velho escreve
a primeira enciplopédia de história
eis que da natural, jamais a memória
na linha do tempo em nada seria igual

vieram outros, Al-Beruni e Avicena
de forças observam, casos de erosão
e de Alberto Magno sobre os minerais

a Lavoisier estudando rohas em cena
e por Leonardo Da Vinci, que de reais
os restos de animais, fizera conclusão.

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...