terça-feira, 18 de outubro de 2011

Newton, Leibniz e Djerassi


Notícia recebida da companhia marionet:

A marionet, companhia de teatro de Coimbra, vai reunir nesta cidade, no próximo mês de Novembro, três personalidades marcantes do mundo da ciência: Isaac Newton, Gottfried Leibniz e Carl Djerassi.

O pretexto para esta reunião é a estreia portuguesa de ‘Cálculo’, no dia 17 de Novembro no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra(UC), uma peça teatral de Carl Djerassi que revela a célebre disputa entre Newton e Leibniz sobre a prioridade na invenção do cálculo matemático.

Djerassi, químico de renome por ter sido um dos que sintetizou o primeiro esteróide contraceptivo oral e, por isso, frequentemente cognominado de “pai da pílula”, tem-se dedicado nas últimas décadas à criação literária, onde vem reflectindo sobre os modos de funcionamento da ciência e dos cientistas e sobre as questões éticas que muitas vezes se lhes colocam. A marionet, companhia que se tem destacado no cruzamento entre teatro e ciência, encontra-se assim neste espectáculo com um autor com preocupações artísticas da mesma natureza.

Em ‘Cálculo’, uma peça que escreveu em 2003, cria um enredo em torno do embate aceso entre Newton e Leibniz a propósito da invenção do cálculo matemático, centrado em particular no comité da Royal Society inglesa criada para avaliar qual dos cientistas teria sido o primeiro. Curiosamente, Newton, na época presidente da Royal Society, terá sido ele próprio a nomear os membros desse comité e a escrever o relatório final, atribuindo-se a si próprio a prioridade na invenção do cálculo. A peça, explorando estas manobras de bastidores, coloca um foco sobre o comportamento moral de Newton e dos membros do comité, e sublinha a enorme importância que é dada, mesmo hoje em dia, à prioridade nas descobertas ou invenções científicas.

A visita destas três personalidades a Coimbra será composta por vários momentos. No dia 15 de Novembro às 17h, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Carl Djerassi dará uma palestra intitulada “Science in theatre: from the page to the stage”, seguindo-se, no mesmo local, às 18h, o lançamento da tradução portuguesa de ‘Cálculo’ editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

A estreia do espectáculo ‘Cálculo’ pela marionet, será no dia 17 de Novembro às 21h30, na sala Carlos Ribeiro do Museu da Ciência, e a peça ficará em cena no mesmo local até ao dia 3 de Dezembro, de 4ª a Sábado, às 21h30.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...