quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Amato Lusitano e a Renascença Médica


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Está patente na Biblioteca Joanina, de 15 de Outubro a 30 de Dezembro, a exposição “Amato Lusitano e a Renascença Médica”. No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento do ilustre médico português João Rodrigues de Castelo Branco, que na Europa da sua época ficou conhecido como Amato Lusitano, pretendemos evocar a sua vida e obra através dos trabalhos científicos que nos legou. A botânica e a anatomia foram as áreas de conhecimento privilegiadas nos seus estudos, que fomentaram a Renascença Médica do século XVI.

Reúnem-se edições das Enarrationes (Lyon, 1558) e das Centúrias médicas, a terceira, a quarta (Lyon, 1565), e a sétima (Veneza, 1566) , para além da edição póstuma que reúne as sete Centúrias (Bordéus, 1620), marcos de uma obra que, no seu conjunto, granjeou fama ao autor.

As obras de outros médicos da época, como André de Laguna, Pietro Andrea Mattioli e Garcia de Orta, ilustram várias questões da matéria médica peninsular e oriental e a controvérsia gerada nalguns casos.

A Renascença Médica, em particular anatómica, está representada por Amato Lusitano, Vesálio, Falópio, Acquapendente, Eustáquio e Guevara em edições produzidas nos mais importantes centros europeus ao longo do século XVI. Em particular, mostra-se o livro de Vesálio, recentemente restaurado, a Fábrica do Corpo Humano, de 1543.

Amato Lusitano viveu em várias cidades europeias ao longo da sua vida. Destaca-se na exposição o Itinerário do médico que trabalhou em diáspora de forma árdua, como o próprio tão bem ilustrou no seu famoso Juramento:

“Fui sempre diligente no estudo e por tal forma que nenhuma ocupação ou circunstância, por mais urgente que fosse, me desviou da leitura dos bons autores; nem o prejuízo dos interesses particulares, nem as viagens por mar, nem as minhas frequentes deambulações por terra, nem por fim o próprio exílio, me abalaram a alma, como convém ao homem sábio (…) os meus livros de medicina nunca os publiquei com outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade”.

Exposição | 15 de Outubro a 30 de Dezembro | Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Horário: 9:30 – 19:00

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...