segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Os números são muito animadores
Face ao quase total afastamento dos autores e dos textos clássicos do nosso sistema educativo até ao final do ensino secundário e com um lugar restrito no ensino superior, poderia pensar-se que o interesse pelas bases da nossa cultura tivessem esmorecido.
A biblioteca digital Classica Digitalia, que fundámos, há dois anos, na Universidade de Coimbra, parece provar, se não o contrário, pelo menos que esse interesse está vivo em muitas pessoas. Há um ano que fazemos controlo estatístico dos acessos e descarregamentos relativos à biblioteca digital, e os números que obtivémos são muito animadores.
DADOS ESTATÍSTICOS
- Número total de obras disponibilizadas até Setembro de 2011: 55
- Estatísticas relativas ao período de Setembro de 2010 a Setembro de 2011: 8.476 downloads + 12.516 consultas (origem dos principias utilizadores, por ordem: Portugal, EUA, Brasil)
- Melhor mês de sempre: Setembro de 2011: 1277 downloads + 1526 consultas (origem dos principais utilizadores, por ordem: Brasil, Portugal, EUA).
ALGUMAS CONCLUSÕES DECORRENTES DESTES DADOS
- A forma de divulgação da produção científica – através da internet e de impressão em papel – é, de longe, a que permite atingir um impacto maior, pois nunca um relativamente reduzido número de publicações (55) teve, a partir do meio onde elas foram produzidas, uma penetração tão grande dentro da comunidade de leitores.
- Os três primeiros lugares relativos a acessos e downloads são ocupados, em termos absolutos, por Portugal, EUA e Brasil. No entanto, a penetração dos Classica Digitalia é visível em mais de 60 países, repartidos por todo o mundo, com destaque para o continente europeu e americano, mas com uma crescente presença de países africanos e asiáticos.
- O crescimento dos Classica Digitalia tem sido constante e directamente proporcional ao carregamento de novos volumes.
- A disponibilização gratuita dos eBooks tem permitido reforçar a venda dos mesmos volumes, em formato tradicional impresso.
VOLUMES MAIS PROCURADOS (acima de 300 downloads):
1. Juan Carlos Iglesias-Zoido: El legado de Tucídides en la cultura occidental. Discursos e historia: 888 (downloads) + 621 (consultas); (upload: Fevereiro 2011)
2. Rodolfo Lopes: Platão. Timeu – Crítias. Tradução do grego, introdução e notas: 613 (downloads) + 485 (consultas); (upload: Abril 2011)
3. Carlota Miranda Urbano: Santo Agostinho. O De Excidio Vrbis e outros sermões sobre a queda de Roma. Tradução do latim, introdução e notas: 429 (downloads) + 331 (consultas); (upload: Novembro 2010)
Françoise Frazier et Delfim F. Leão (eds.): Tychè et pronoia. La marche du monde selon Plutarque: 380 (downloads) + 442 (consultas); (upload: Outubro 2010)
4. Adriano Milho Cordeiro: Plauto. O Truculento. Tradução do latim, introdução e notas: 368 (downloads) + 442 (consultas); (upload: Outubro 2010)
5. Delfim F. Leão, José Ribeiro Ferreira & Maria do Céu Fialho, Cidadania e Paideia na Grécia antiga: 337 (downloads) + 342 (consultas); (upload: Março 2010)
O Conselho Editorial dos Classica Digitalia, a que pertenço, agradece, pois, a confiança dos autores, leitores e parceiros de publicação, sem os quais não seria possível desenvolver este projecto editorial, na certeza de que continuaremos a aplicar os melhores esforços no sentido de aperfeiçoar e expandir um projecto que, afinal, se encontra ainda nas primeiras fases de implantação.
Delfim Leão
Na imagem: Tucídides (o mais "descarregado").
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
«Na casa defronte de mim e dos meus sonhos» é o primeiro verso do poema de Álvaro de Campos objecto de questionamento na prova de Exame de P...
Sem comentários:
Enviar um comentário