sexta-feira, 15 de julho de 2011

TELESCÓPIOS E PERSONALIDADES: ROSTOS, ENGENHO E TALENTO


No Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho vão-se acumulando "conteúdos" de divulgação científica seleccionados, que assim ficam à ampla disposição de todos. O último, uma apresentação com o título de cima, é da autoria de Guilherme de Almeida. Eis o resumo que o próprio fez:

"Este documento foi a base de uma palestra proferida pelo autor (em 2009) no Observatório Astronómico de Lisboa, para celebrar os 400 anos do telescópio. Distingue-se de uma tradicional "história do telescópio", pois a ênfase está nas pessoas, sem obviamente esquecer as suas contribuições.

Neste documento descrevem-se e apresentam-se quase todas as personalidades (75 pessoas) que, pelos seus esforços, empenhamento, engenho e talento, contribuíram para a invenção e desenvolvimento dos telescópios [ópticos], até aos nossos dias. Trata-se, portanto, de um desfile desses geniais inovadores, apresentando-os um a um, mostrando os seu contributos, teóricos e práticos, vicissitudes e sucessos.

Raras são as pessoas que actualmente conhecem o rosto de muitas destas personagens e o que fizeram concretamente. Algumas estão injustamente consideradas como "ilustres anónimos", embora muito se lhes deva. É esse, precisamente, o objectivo deste documento que começa na descoberta do vidro pelos Fenícios (ca. 3000 a.C.) e termina nos tempos actuais."


Para aceder a este conteúdo clique aqui. (em pdf)

Guilherme de Almeida

1 comentário:

Anónimo disse...

Também em Lisboa, no Planetário C. Gulbenkian, está a decorrer uma interessante programação de divulgação científica, evento esse que foi divulgado aqui neste blogue. E por isso mesmo, e para que conste, no dia 15 de Julho a sala estava cheia (Palestra do Dr. Guilherme de Almeida). No dia 16 de Julho, menos gente e as nuvens não permitiram auscultar o céu com o telescópio. As sessões restantes, sempre à sexta e sábado às 21:30, decorrerão até 10 de Setembro.
HR

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...