quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quantas estrelas se vêem no céu?


Novo artigo de Guilherme de Almeida, tal como os outros guardado como recurso educativo no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, em Coimbra. Começa assim:

"É opinião corrente que as estrelas observáveis a olho nu, num dado local e num dado instante, são incontáveis. E há também quem afirme que são milhões. De facto, sobretudo num local escuro, afastado de poluições, luminosas e outras, somos tentados a concordar com este ponto de vista. No entanto, o número de estrelas visíveis sem ajuda óptica - mesmo em condições muito favoráveis- é relativamente modesto, muito abaixo das especulações enraizadas no senso comum. Neste artigo apresenta-se um processo expedito e acessível para estimar o número de estrelas visíveis a olho nu do local, bom ou mau, em que o observador se encontra. "

E o resto pode ser lido aqui:

11 comentários:

Anónimo disse...

O artigo peca pela citação ao Génesis incluída, que era dispensável..
Pode ser que assim se educados de pequeninos os próximos adultos comecem a perceber que as estrelas são sois como o nosso mas que estão longe

Cláudia s. Tomazi disse...

Infinitas.
Estando o Universo em constante expansão quando o sabemos. O saber também é ver através do firmamento.

Anónimo disse...

Há no céu tantas estrelas
quantas eu quero lá pôr,
predominando sobre elas
a que possui... meu amor!

JCN

De Rerum Natura disse...

Comentário recebido de Guilherme de Almeida:

A citação do Génesis reflecte a visão antiga e tradicional do assunto, aliás coerente com o "lead". Enriquece o texto, mesmo para quem (como eu) não é crente. E não perturba o texto de forma alguma. Gosto de citações, bíblicas ou outras, sempre que pertinentes face à temática. Trata-se de uma escolha pessoal, patente na maioria dos meus livros e artigos.

O número de estrelas que está em causa é apenas o das que são visíveis a olho nu, pormenor em que C.Tomazi não deve ter reparado.
GA

Cláudia disse...

Na certeza que visíveis a olho nu, compreendemos por opiniões e estimativas de ser outra a realidade por resposta que não simplesmente uma dízima períodica.

Anónimo disse...

Ser ou deixar de ser crente
é questão particular:
nada se ganha em andar
a dizê-lo a toda a gente!

JCN

Cláudia disse...

De proporção custo benefício?

Onde andará quem inventou tal orifício...

Anónimo disse...

Cara Senhora: ainda não descobri... qual
é o inwtrumento que toca! JCN

Anónimo disse...

Corrijo a feia gralha "inwtrumento" por "instrumento". JCN

Anónimo disse...

A Bíblia não é uma preciosíssima obra da nossa herança civlizacional? Eu não batizei os meus filhos, mas conheço a beleza e profundidade de partes da Bíblia -obra que por acaso, gostava de conhecer bastante melhor.
HR

Cláudia disse...

A Bíblia é mais que preciosa: "A Sagrada Escritura é o cojunto de livros escritos por inspiração divina, pelo quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade.
qV introdução, 8.ª edição, 1978 Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos de Portugal.

Se me permite Sr(a)HR o batizado cristão é uma oportunidade de escolha.
E de facto a bíblia é um acaso como todos os acasos estão para a vida à quem de suas escolhas por beleza ou profundidade.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...