terça-feira, 2 de novembro de 2010
RESUMO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PORTUGUESA
Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra (na imagem, o matemático e astrónomo Clavius, um dos cientistas mais eminentes que esteve em Portugal):
Lançamento de livro na quarta-feira, 3 de Novembro, às 18h00, em Coimbra
Chama-se Breve História da Ciência em Portugal e é a mais recente obra da autoria de Carlos Fiolhais, Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC) e director da Biblioteca Geral da UC, e de Décio Martins, Professor de Física do mesmo departamento e responsável pelas colecções de Física do Museu de Ciência. O livro é uma co-edição da Imprensa da UC e da Gradiva Publicações e tem apresentação marcada para o dia 3 de Novembro, às 18h00, no Gabinete de Física do Museu da Ciência da UC.
“Investigar a história da ciência é a única forma de trazer à luz aspectos da História de Portugal que expliquem melhor quem somos e para onde devemos ir”. É com essas palavras que Carlos Fiolhais e Décio Martins justificam a publicação de Breve História da Ciência em Portugal.
Os autores explicam que a obra permite ao leitor “fazer uma viagem no tempo, conhecendo episódios que marcaram a actividade científica nacional desde a época dos Descobrimentos Portugueses até aos dias de hoje”. Acrescentam ainda que o livro “destina-se a todo o público interessado na história da ciência em Portugal, um tema que ainda não tinha sido divulgado no nosso país de forma resumida e acessível ao público não especializado”.
Em Breve História da Ciência em Portugal, o leitor pode encontrar, entre outras, a história de Cristophorus Clavius, um dos mais notáveis matemáticos e astrónomos do final do século XVI e início do século XVII. “Cristophorus Clavius foi um jesuíta que estudou em Coimbra e um dos principais autores do Calendário Gregoriano, o calendário utilizado nos países ocidentais. Depois de concluir os seus estudos em Coimbra, foi para Roma, tornando-se amigo de Galileu”, explicam os físicos.
A apresentação desta Breve História da Ciência estará a cargo de Fernando Catroga, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da UC. A sessão incluirá uma visita guiada às colecções expostas no Gabinete de Física da UC, orientada pelos autores do livro. A entrada é livre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário