terça-feira, 16 de novembro de 2010

PORTUGAL E INGLATERRA: UMA ANTIGA ALIANÇA CIENTÍFICA


Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

Colóquio assinala o 350º aniversário da Sociedade Real de Londres

Vai realizar-se, no dia 10 de Dezembro, entre as 10h e as 18h, na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC), o colóquio internacional “Portugal- Grã-Bretanha: 250 anos de Intercâmbio Científico (1660-1910)”. Este encontro pretende evocar cientistas portugueses e diplomatas que foram membros da Sociedade Real de Londres, a mais antiga academia científica do mundo actualmente em funcionamento.

“Portugal e Inglaterra são parceiros desde o tratado de Windsor, o mais antigo acordo político ainda em vigor, tendo sempre mantido fortes relações
”, explica Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da UC e membro da comissão organizadora da iniciativa. "O rei inglês que deu a carta real à Royal Society, Carlos II, casou com a nossa Catarina de Bragança". Neste colóquio serão abordadas “as relações científicas luso-britânicas, estando apresentações a cargo de especialistas britânicos e portugueses”, acrescenta.

Este encontro pretende, ainda, retratar a vida e a obra dos sócios portugueses da Sociedade Real de Londres, tais como João Jacinto Magalhães, que conviveu com os maiores cientistas da época, Jacob de Castro Sarmento, um médico judeu que enviou para Coimbra o primeiro microscópio, o Padre Teodoro de Almeida, que foi o primeiro físico experimental portuguêse também o primeiro divulgador científico entre nós, o Abade Correia da Serra, um botânico e diplomata em Washington, e o Marquês de Pombal, que além de diplomata em Londres, foi primeiro-ministro português e autor da reforma da Universidade de Coimbra, em 1772. Guilherme Elsden, o arquitecto britânico que traçou o edifício do Laboratorio Chimico, actual sede do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, também será recordado.

A Sociedade Real de Londres vai marcar presença neste colóquio, representada por Robert Fox, historiador da Universidade de Oxford que dirige uma das publicações desta instituição, e por Keith Moore, director da biblioteca daquela Sociedade.

“Portugal- Gã-Bretanha: 250 anos de Intercâmbio Científico” é uma organização da Biblioteca Geral da UC e do Museu da Ciência da mesma universidade, em colaboração com a Sociedade Real de Londres. Os interessados em participar nesta iniciativa deverão efectuar uma inscrição (no valor de 25 €) em: http://www.uc.pt/congressos/pb250se/registration/. Mais informações sobre o programa em http://www.uc.pt/congressos/pb250se/Program/.

O colóquio acompanha uma exposição no mesmo espaço sobre os "Sócios Portugueses da Real Sociedade de Londres", cuja abertura, inicialmente prevista para 15 de Novembro, foi adiada para 25 de Novembro. Os visitantes da Biblioteca já podem porém ver, no local, alguns dos instrumentos científicos que integrarão ma exposição, como o grande magnete chinês que o Imperyador da China ofereceu a D. João V ou o primeiro microscópio usado em Portugal enviado de Londres por Castro Sarmento (em cima).

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...