terça-feira, 23 de novembro de 2010

ABIC sobre a Greve Geral

Comunicado recebido da Associação dos Bolseiros de investigação científica:

"ASSOCIAÇÃO DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
APOIA A GREVE GERAL DE 24 DE NOVEMBRO

Face à continuação da condição de precariedade dos bolseiros de investigação científica, ao adiamento sistemático da alteração do seu Estatuto e à ausência de perspectivas de melhoria da oferta bem como das condições de emprego científico necessário ao país, a direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) apoia a Greve Geral de dia 24 de Novembro.

A ABIC defende que os bolseiros de investigação devem ser reconhecidos como trabalhadores e ter acesso aos direitos dos demais profissionais, incluindo o direito à greve. No entanto, porque os Governos têm recusado rever o Estatuto do Bolseiro e admitir que muitos bolseiros preenchem postos de trabalho, face à legislação em vigor, os bolseiros não são considerados trabalhadores. Como tal, um bolseiro que faça greve não está protegido pela lei se exercer o direito constitucional que nos deveria abranger. É também possível encontrar situações em que o bolseiro de investigação possui um contrato de trabalho ou, sendo este verbal, os recibos de vencimento (por exemplo para prestação de serviço lectivo) e, nesses casos, está abrangido pelo pré-aviso de greve.

Independentemente de estar abrangido pelo pré-aviso de greve ou não, e precisamente por nos considerarmos trabalhadores, a ABIC apela a que os bolseiros exprimam apoio e solidariedade com os trabalhadores em greve e, consoante as suas possibilidades e recorrendo à sua criatividade, apoiem a Greve Geral segundo as formas que cada bolseiro ou núcleo de bolseiros considere mais adequadas na sua instituição.

Para efeitos de contabilização da participação de bolseiros na Greve, apelamos a que nos enviem informações sobre a adesão e as formas de participação nos diferentes instituições."

1 comentário:

Vivóóóóóó!!!!!! disse...

AH gandas malukes!!!!


Voçêses são melhores!! ACIMA do lúmpen trabalhador!!

PORQUE

Voçêses trabalham com a UNHA do indicador!

E

TECLAM COM DOIS (2) DEDOS!!!


VIVÒÓÓ !!

MATAR UM DOUTOR POR DIA

SAÚDE
e
ALEGRIA !!

ABAIXO AS FARDAS!


VIVÓÓÓÓ

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...