domingo, 14 de novembro de 2010

Livros que andam comigo nestes dias

Estes são os livros que andam agora na minha mesa. Dois já lidos, com comentários, e dois que aguardam a sua vez.


"Sá Carneiro"
Editora: Esfera dos Livros
Autor: Miguel Pinheiro
Link aqui.
ComentárioFrancisco Sá Carneiro era um homem fora do seu tempo, que viveu a sua vida “cortando etapas” sabendo que ia morrer cedo. Um homem profundamente religioso, honesto, frontal e destemido. Retenho desta biografia, muito bem escrita por Miguel Pinheiro, o detalhe sobre os vários momentos da sua vida curta e muito intensa. Alguns são a marca do seu carácter reformista e destemido, mas também do seu bom-senso, da sua capacidade de trabalho e da sua enorme intuição. Lembro os episódios de Snu e Mário Soares nos corredores do parlamento, as várias exigências de Cavaco Silva para se manter no governo da AD, o encontro entre Snu e Sá Carneiro patrocinado por Natália Correia, a enorme lucidez com que encarou a eventual derrota nas presidenciais, e a forma como não desistia e ia à luta, até ao fim. Sá Carneiro, um homem que tinha a vertigem do risco, que vivia como pensava sem pensar como viveria.



"Decision Points"
Editora: Crown Publishing
Autor: George W. Bush
Link aqui.
ComentárioGeorge W. Bush liderou os EUA durante 8 anos (de Janeiro de 2001 a Janeiro de 2009) e teve uma presidência complicada com enorme impacto no mundo. Foi durante a sua administração que aconteceu o 11 de Setembro de 2001, o maior ataque aos EUA desde o ataque a Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941, e o consequente envolvimento dos EUA em vários cenários de guerra com o pretexto de lutar contra o terrorismo e garantir a segurança dos EUA e dos seus cidadãos. Foi uma presidência marcada pela crise económica que se seguiu ao 11 de Setembro, bem como com a necessidade de garantir os fundos para manter o esforço de guerra. Com uma vida pessoal errática, com momentos pouco edificantes, até à chegada à presidência dos EUA, o conservador George W. Bush marcou uma era que ficará na história dos EUA, e do mundo, como um dos seus momentos mais dramáticos. O julgamento que a história fará de George W. Bush é difícil de perceber agora. A pior presidência dos EUA? Uma presidência necessária, dadas as circunstâncias? Este é um livro necessário para compreender os primeiros anos do século XXI.




"Milagrário Pessoal"
Editora: D. Quixote
Autor: José Eduardo Agualusa
Link aqui.


"Marina"
Editora: Planeta
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Link aqui.

Depois destes, seguir-se-ão "Um traidor dos nossos" de John le Carré, editado pela D. Quixote, e o "Arquivo Íntimo" de Mandela, editado pela Objectiva. Comprei-os hoje.

Boas leituras.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em matéria de leituras, permita que cada um tenhas as suas preferências! JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...