domingo, 14 de novembro de 2010

Livros que andam comigo nestes dias

Estes são os livros que andam agora na minha mesa. Dois já lidos, com comentários, e dois que aguardam a sua vez.


"Sá Carneiro"
Editora: Esfera dos Livros
Autor: Miguel Pinheiro
Link aqui.
ComentárioFrancisco Sá Carneiro era um homem fora do seu tempo, que viveu a sua vida “cortando etapas” sabendo que ia morrer cedo. Um homem profundamente religioso, honesto, frontal e destemido. Retenho desta biografia, muito bem escrita por Miguel Pinheiro, o detalhe sobre os vários momentos da sua vida curta e muito intensa. Alguns são a marca do seu carácter reformista e destemido, mas também do seu bom-senso, da sua capacidade de trabalho e da sua enorme intuição. Lembro os episódios de Snu e Mário Soares nos corredores do parlamento, as várias exigências de Cavaco Silva para se manter no governo da AD, o encontro entre Snu e Sá Carneiro patrocinado por Natália Correia, a enorme lucidez com que encarou a eventual derrota nas presidenciais, e a forma como não desistia e ia à luta, até ao fim. Sá Carneiro, um homem que tinha a vertigem do risco, que vivia como pensava sem pensar como viveria.



"Decision Points"
Editora: Crown Publishing
Autor: George W. Bush
Link aqui.
ComentárioGeorge W. Bush liderou os EUA durante 8 anos (de Janeiro de 2001 a Janeiro de 2009) e teve uma presidência complicada com enorme impacto no mundo. Foi durante a sua administração que aconteceu o 11 de Setembro de 2001, o maior ataque aos EUA desde o ataque a Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941, e o consequente envolvimento dos EUA em vários cenários de guerra com o pretexto de lutar contra o terrorismo e garantir a segurança dos EUA e dos seus cidadãos. Foi uma presidência marcada pela crise económica que se seguiu ao 11 de Setembro, bem como com a necessidade de garantir os fundos para manter o esforço de guerra. Com uma vida pessoal errática, com momentos pouco edificantes, até à chegada à presidência dos EUA, o conservador George W. Bush marcou uma era que ficará na história dos EUA, e do mundo, como um dos seus momentos mais dramáticos. O julgamento que a história fará de George W. Bush é difícil de perceber agora. A pior presidência dos EUA? Uma presidência necessária, dadas as circunstâncias? Este é um livro necessário para compreender os primeiros anos do século XXI.




"Milagrário Pessoal"
Editora: D. Quixote
Autor: José Eduardo Agualusa
Link aqui.


"Marina"
Editora: Planeta
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Link aqui.

Depois destes, seguir-se-ão "Um traidor dos nossos" de John le Carré, editado pela D. Quixote, e o "Arquivo Íntimo" de Mandela, editado pela Objectiva. Comprei-os hoje.

Boas leituras.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em matéria de leituras, permita que cada um tenhas as suas preferências! JCN

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...