segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIDEO: Homeopatia

A minha segunda participação no Canal Q, desta vez com o bioquímico João Damas:

17 comentários:

Anónimo disse...

É lamentável o estado a que orgulhosos cientistas chegaram, pior ainda quando perderam a noção total das suas palavras e da sua responsabilidade.

- Que raio sabe um bioquímico sobre Homeopatia?

Isso é o mesmo que ouvir um pasteleiro sobre Prostética.

É irónico que saibam cada vez mais sobre o átomo e no entanto, já nem reconheçam o que é um ser humano!!!

Tenham vergonha, sejam humildes.

Ana disse...

É lamentável ao que o negacionismo chegou nos dias de hoje e leve a questões como "que raio dabe um bioquímico sobre homeopatia"... já agora, o caro anónimo sabe o que é um bioquímico, sequer?...

Ana disse...

Já agora, caro anónimo... os bioquímicos não se ocupam propriamente do estudo do átomo...

Anónimo disse...

Não consigo perceber como é q a homeopatia chegou aos nosos dias. Não imaginam como me custa vender um frasquinho de fé por 25€ (ou mais) sabendo que apenas se encontra lá água. É um embuste tão grande! Por favor, mesmo que não se seja cientista é tão fácil perceber onde é que esta "terapia" está errada.
Este ano, no Reino Unido houve uma campanha nacional para o esclarecimento sobre a homeopatia (ou como não há nada em cada frasquinho). Espero que em breve se faça o mesmo cá. As mesinhas das avozinhas funcionam melhor!
Uma farmacêutica

Anónimo disse...

Excelente vídeo! Parabéns!


Fernando Almeida

Anónimo disse...

Prezados senhores,

Não sei como ainda respondem e ficam chateados com estes ignorantes a dizer mal da Homeopatia!

Se a Homeopatia é placebo e só agua ainda bem, pois o que interessa são os resultados favoráveis na clínica, e se não funcionasse não haveria pacientes.

Cumprimentos e continuem a tomar fármacos para esconder a verdadeira essência da doença...

Presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia
João Novaes
Médico homeopata

David Marçal disse...

Prezado João Novais,

Agradeço a sua intervenção.

A questão não é se funciona ou não: é se funciona melhor do que um placebo ou não. E nem tudo se resolve com placebos. A homeopatia existe desde o séc. XVIII e a produção industrial de antibióticos desde os anos 40. Veja o efeito de uma coisa e de outra na esperança média de vida.

A homeopatia não tem uma base racional: não há produção científica séria (revisão pelos pares, factor de impacto razoavel, publicação independente, acesso público) que a sustente para além de um placebo.

O facto de muitas pessoas recorrerem à homeopatia (como dizem as reportagens sobre charlatanices na televisão), não a valida de modo nenhum. Ou acha que as pulseiras power balance também funcionam?

Também desejo que continuem a tomar remédios homeopáticos, mas que não os receitam a quem tenha realmente doenças graves, incentivando ao abandono dos tratamentos de medicina racional, porque é muito perigoso.

Cumprimentos,

Joana Lobo Antunes disse...

"se nao funcionasse nao havia pacientes" é um argumento brilhante. da mesma forma poder-se-ia dizer que a higiene oral não tem qualquer relevância ou pertinência, dada a quantidade de gente que não lava os dentes nem usa fio dental.

quanto a um, ou mesmo vários, bioquímicos não deverem perceber nada de homeopatia, só se justifica se a mesma não tiver base científica, molecular, biológica ou mesmo farmacológica. Nesse sentido estou de acordo que um teologo estará mais habilitado para a discutir.

Luis Rodrigues Jr. disse...

"...se não funcionasse não haveria pacientes."

Seguindo esta lógica: a Igreja Universal do Reino de Deus na Alameda tem imensos fiéis, portanto funciona muito bem.

Então larguem dos antibióticos e homeopáticos e vão todos rezar, seus pecadores!

Rui Baptista disse...

Meu Caro David Marçal:

Nem de propósito, hoje, o "Público" transcreve um pensamento da escritora Agustina Bessa-Luís: "Quem não troça é beato ou é eunuco!"Pelo menos desses anátema estão os dois protagonistas deste pequeno filme livres. O que, convenhamos, não é pouco.

Atrevendo-me a discordar de Eça, que o escreveu, não penso que o riso tenha acabado - porque a humanidade entristeceu. E se acabou, há que ressuscitá-lo porque não há mal que sempre dure e segundo o elegante e corrosivo escritor que farpeou a Velha Tolice Humana por ter a cabeça de Touro, "o riso é a mais antiga e ainda a mais terrível forma de crítica”. Daqui, quiçá, o mau humor de alguns autores dos comentários aqui feitos…

Receba um abraço envolvendo sonoras gargalhadas, já que “tristezas não pagam dívidas” pessoais ou do País.

Anónimo disse...

Prezado David Marçal,

Sobre a questão dos antibióticos, remédios à base de plantas e Medicamentos homeopáticos cada um tem uma acção diferente e cada caso é um caso.

Posso dizer que um homeopata especialista credenciado e associado na APH (Associação Portuguesa de Homeopatia) nunca retira ao utente antibióticos ou outros medicamentos receitados por um farmacêutico ou por um médico alopata!

Sobre o que vc escreveu sobre a retirada de medicamentos por parte de homeopatas deverá ser por alguns HOMEOPETAS, NATUROPETAS, que não têm nenhuma formação e estragam a imagem dos homeopatas que têm formação superior e médica.

Posso dizer-lhe que em 40 anos de vida nunca tomei nenhum antibiótico alopático e sempre usei antibiótico natural..... mas se calhar sou eu que tenho sorte em não apanhar nenhuma virose ou bactéria....

Cumprimentos,

Presidente da APH
João Novaes
Médico homeopata

Anónimo disse...

Prezada Joana,

Não sei o que faz da vida, mas quando afirma "

"da mesma forma poder-se-ia dizer que a higiene oral não tem qualquer relevância ou pertinência, dada a quantidade de gente que não lava os dentes nem usa fio dental.

Prova ou que não entende nada de saúde ou então está a gozar... dentes podres podem criar infecções graves no coração e em outros órgãos.... mas....

Cunmprimentos,

João Novaes

quanto a um, ou mesmo vários, bioquímicos não deverem perceber nada de homeopatia, só se justifica se a mesma não tiver base científica, molecular, biológica ou mesmo farmacológica. Nesse sentido estou de acordo que um teologo estará mais habilitado para a discutir.

David Marçal disse...

Prezado João Novaes,

Fico satisfeito que não aconselhe a interrupção de tratamentos médicos. A penicilina é um antibiótico natural e não é caso único. Para as viroses, os antibióticos são completamente inúteis.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Claro que para os vírus um antibiótico não funciona.... qd falei em antibióticos queria dizer para bactérias e quando falava em natural falava na questão de antibióticos feitos com plantas, claro que a penicilina é natural....mas...

Eu prefiro usar para uma gripe ou uma dor de cabeça uma "aspirina natural" como é o caso da planta Salix alba (salgueiro branco), que contém o ácido salicilico - uso em tintura. Mas cada um faz as escolhas que quer, mas dependendo da gravidade os fármacos são sempre bem vindos.

Agradeço que me deixe expor aqui as minhas opiniões e continue com esta polémica espistemológica.

Anónimo disse...

Olá!

Recomento este vídeo sobre o "Plantão Médico Homeopático"

http://www.youtube.com/watch?v=gRxk-UuQUqc

:)

Fernando Almeida

Anónimo disse...

Caros David Marçal e João Novaes,

antibióticos são normalmente utilizados como sinónimos de antibacterianos, contudo antibióticos é um grupo de fármacos onde estão incluídos os anti-virais, os antibacterianos e os antifúngicos.

Na prática médica, mesmo os antibacterianos não terem efeitos alguns contra infecções virais, podem ser perfeitamente receitáveis durante uma terapêutica, como medida profilática visto tentar minimizar infecções bacterianas secundárias, como por exemplo, evitar contaminações bacterianas numa pneumonia viral.

Fernando Almeida

Anónimo disse...

A sugestão humorística de "Plantão Médico Homeopático" é de facto despropositada e descontextualizada, em absoluto.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...