quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O "Moon Hoax"


A 20 de Julho de 1969 o mundo assistiu ao culminar da missão Apollo 11. O módulo Eagle, transportando no seu interior Neil Armstrong e Buzz Aldrin, aterrava em solo lunar após uma aproximação angustiante que contou com vários precalços inesperados. A histórica comunicação “Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed” veio terminar abruptamente com a tensão que se vivia no Centro de Controlo: estava vencida mais uma etapa na história da conquista espacial.

O rumor de que toda a missão teria sido encenada circulava já há vários anos de forma marginal quando, em Fevereiro de 2001, a sensacionalista estação televisiva FOX emitiu o documentário “Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?”. Esta emissão trouxe até ao grande público um agregado de argumentos ignorantes - intercalados com comentários de “especialistas” – que demonstrariam cientificamente a falsificação de muito do material gravado durante as missões Apollo. Foi a explosão mediática do famoso “Moon Hoax”, que infelizmente persiste até hoje.

Os “argumentos" são muitos e diversos (problemas de iluminação nas fotografias, pegadas das botas dos astronautas que não deveriam existir na poeira lunar, discrepâncias ao nível das sombras de diversos objectos, repetições de cenários lunares nas filmagens..., etc). Um dos mais famosos é o da bandeira flutuante: enquanto os astronautas fixam a bandeira americana na superfície lunar, esta parece flutuar ao sabor do vento. Mas a Lua não possui atmosfera, como poderia soprar uma brisa?

Os MythBusters deram-se ao trabalho de rebater rigorosamente todos estes argumentos. Aqui fica a explicação do problema da bandeira. O leitor interessado poderá facilmente encontrar os restantes vídeos nas sugestões à direita.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...