segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

UM AVISO DE FEYNMAN SOBRE A TEORIA QUÂNTICA

No livro "O que é uma lei física?", n.º 35, da colecção Ciência Aberta, que traduzi e prefaciei para a Editora Gradiva (1989), e que transcreve as famosas palestras Messenger, feitas por Richard Feynman na Universidade de Cornell no ano de 1964, antes de apresentar as ideias essenciais da teoria quântica, vem este "aviso" do autor aos leitores:

"Não levem esta palestra demasiado a sério, sentindo que têm de compreender realmente, no quadro de algum modelo, aquilo que vou descrever. Estejam descontraídos e divirtam-se. Vou contar-lhes como se comporta a Natureza. Se admitirem simplesmente que talvez se comporte dessa maneira, vão achá-la maravilhosa e encantadora. Se puderem, evitem ficar a questionar "como é que pode ser assim?" porque ficarão num beco do qual ainda ninguém saiu. Ninguém sabe porque é que as coisas são assim."
Passado todos estes anos, ainda ninguém sabe porque é que as coisas são assim...

1 comentário:

Leonardo disse...

Alguém sabe de outro físico além do Amit Goswami que esteja trabalhando com física quântica, digo, com livros interessantes publicados na área? Quais livros imprescindíveis nesta área?

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...