segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Agora só releio"

Na sequência do texto anterior, transvrevo uma outra passagem do livro de Cristóvão de Aguiar, Com Paulo Quintela à Mesa da Tertúlia, onde se conta uma conversa entre Vitorino Nemésio (na imagem), quando era estudante da Universidade de Coimbra e Eugénio de Castro, seu professor.

“No último ano do curso Nemésio transferiu-se para a Faculdade de Letras de Lisboa. Isso deveu-se apenas a atritos com o poeta Eugénio de Castro, professor de Literatura Francesa, que não o classificava com as notas que Nemésio julgava merecer. A gota de água que fez transbordar o copo da paciência do autor de Oaristos terá sido uma conversa que o aluno manteve em sua própria casa. Já Nemésio andava nesse tempo a par das novas correntes literárias francesas. Lia tudo o que lhe vinha à mão sobre o assunto. A fim de mostrar ao professor de Literatura Francesa as suas habilidades perguntava-lhe, insistentemente, no decorrer da conversa: «O senhor Doutor já leu este livro?», e debitava o título e o nome do autor, assim como o que nele se tratava. A pergunta repetiu-se variadíssimas vezes ao longo da conversa e com outras tantas obras literárias. Eugénio de Castro, visivelmente agastado com a insistência insolente e do ar de sabatina que estava imprimindo ao diálogo, interrompeu-o e respondeu-lhe: «Saiba, meu caro senhor, eu já li o que tinha a ler, agora só releio», e assim arrumou o assunto e a conversa.”

Referência completa: Aguiar, C. (2005). Com Paulo Quintela à Mesa da Tertúlia. No centenário do seu nascimento. Coimbra: Imprensa da Universidade, página 33.

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!

Helena Cabral

Acilina disse...

Sabe que Cristóvão de Aguiar escreve num blog?
Ver: http://aguiarconraria.blogsome.com/category/ca/

Artur disse...

"...onde se conta uma conversa entre Vitorino Nemésio, quando era estudante da Universidade de Coimbra e Eugénio de Castro (na imagem), seu professor."

Creio que a fotografia no artigo é de Vitorino Nemésio.
Com os melhores cumprimentos,

Carlos Artur

EUGÉNIO MACEDO disse...

BOM LIVRO, GRANDE ESCRITOR.
NÃO SE ESQUEÇA QUE AGUIAR TAMBÉM É GRANDE.
GRANDE DEMAIS PARA O SEU TEMPO, TAL COMO AS PERSONALIDADES QUE RELATA NESTE LIVRO...

Helena Damião disse...

Estimado Carlos Artur
Muito agradeço o seu reparo. A fotografia é evidentemente de Vitorino Nemésio. Uma hesitação quando à fotografia que haveria de ilustrar o texto (de Nemésio ou de Eugénio de Castro) desencadeou este erro.
Cumprimentos,
Helena Damião

"O PODER DA LITERATURA". UMA HISTÓRIA, UM LIVRO

Talvez haja quem se recorde de, nos anos oitenta do passado século, certa professora, chamada Maria do Carmo Vieira, e os seus alunos do 11....