sábado, 19 de setembro de 2009

STUART CARVALHAIS E A AVIAÇÃO


O maior desenhador português na área do humor gráfico, depois do grande Rafael Bordalo Pinheiro, foi talvez José Herculano Stuart Carvalhais (1887-1961). Mas, tal como Bordalo, Stuart também foi um grande ilustrador numa linha não humorística, nomeadamente de capas de revistas (a Revista da Marinha beneficiou de trabalhos seus), reportando-se algumas das suas ilustrações a temas científicos.

Um exemplo de ilustração de temas aeronáuticos é um belo guache em que representa o naufrágio, que ocorreu em 11 de Maio de 1922 muito perto das ilhas de S. Pedro e S. Paulo, em águas territoriais brasileiras, do segundo avião Fairey (baptizado de Pátria), que transportou os famosos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, durante a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. O Paris City, um cargueiro inglês que vinha de Cardiff com destino ao Rio de Janeiro, salvou os dois oficiais da Marinha Portuguesa.

Um outro exemplo é o desenho publicado na "Ilustração" em que ele representa o grande dirigível alemão Graf Zeppelin (o LZ 127), quando passou sobre o Terreiro do Paço em Lisboa em 24 de Abril de 1929. O impressionante dirigível, então muito recente e produto da última tecnologia da época, haveria de realizar no Verão de 1929 uma viagem de circumnavegação ao planeta, mas, em 1940, acabou desmantelado devido ao trágico desastre ocorrido três anos antes, em New Jersey, com o dirigível Hindenburg (o LZ 129).

2 comentários:

Lapa Audiófila disse...

Não deixes de visitar:

http://www.myspace.com/theglockenwise

The Who' s alive!
Paramore' s alive!
Led Zepplin' s alive!

Turbojunkie lives.

Great Bolg! Creep up the good Work!


PS: para quando um artigo sobre o "balão de vácuo", um tema abordado cíclicamente desde o séc 18. Qual o papel dos materiais compósitos nesta quimera menor?

Costa Pinto disse...

Chamo a atenção para a existência de um retrato lindíssimo de Gago Coutinho a carvão de por Columbano , infelizmente pouco conhecido. Um forte abraço ao Professor Carlos pela lembrança

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...