quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS

Texto do classicista Delfim Leão, da Universidade de Coimbra, apropriado a esta época pré-eleitoral.

É ambivalente a expressão escolhida para servir de título a esta crónica. De facto, o termo ‘princípio’ tanto pode ser entendido na acepção de ‘início’, como ainda enquanto ‘norma’. Em boa verdade, a nossa intenção é que o leitor tenha presentes ambos os sentidos. Antes de mais, porque o contexto do assunto que evocaremos nos remete para o período áureo dos inícios da democracia ateniense, o século V a.C., também conhecido por “século de Péricles” (em homenagem a um dos maiores estadistas que a cidade produziu), se bem que o verdadeiro criador do regime democrático em Atenas (em finais do século VI a.C.) seja uma outra pessoa, bem menos conhecida: Clístenes. Mas será sobretudo ao longo do século V que a democracia se aperfeiçoará, estabelecendo as bases daquilo que irá caracterizar também as democracias modernas: as tais ‘normas’ e ‘princípios’ que regem esta forma de organização política.

Entre os princípios fundadores, há três que resumem a essência do sistema democrático: isonomia, isocracia e isegoria. São todos eles palavras compostas, que têm em comum o primeiro elemento isos que comporta a noção de ‘igualdade’, pelo que se torna evidente, desde logo, que a busca da igualdade entre os cidadãos é a característica mais distintiva da soberania popular.

Isonomia é o conceito mais importante, na medida em que acaba por englobar os restantes e, por isso, ocorre nas fontes antigas como sinónimo do tipo de constituição que coloca o poder no demos ou ‘povo’ (i.e. a democracia). Isonomia significa, à letra, ‘igualdade perante a lei’ (nomos). Em consequência, todas as pessoas que detêm o estatuto de cidadão devem poder gozar dos mesmos direitos previstos na lei, entendida como expressão da vida em comunidade (pólis) e que representa, por isso, a garantia de estabilidade no interior dessa mesma comunidade.

Isocracia significa ‘igualdade no acesso ao poder’ (kratos) e implica que todos os cidadãos tenham não apenas o direito e obrigação de eleger os seus chefes, mas também que eles próprios possam vir a ser eleitos para desempenhar funções nos diferentes órgãos existentes na pólis.

Este direito ao voto activo e passivo era grandemente impulsionado, na democracia ateniense, pela aplicação da tiragem à sorte como forma natural de aceder à maioria dos cargos. As democracias modernas, pelo contrário, tendem a evitar este mecanismo, por associarem ao sorteio uma ideia de incompetência. Um tal risco fora já ponderado também pelos antigos, que não desistiram de aplicar o método de tiragem à sorte, cientes de que era preferível manter abertas as potencialidades da isocracia, embora procurassem controlar os seus eventuais efeitos nefastos com duas medidas complementares: apostar na experiência cívica dos cidadãos (muito mais intensa do que a nossa) e na colegialidade (de onde decorria que os cargos seriam ocupados por um colégio ou grupo de pessoas, de modo a limitar o alcance de imprudências individuais).

A estes dois princípios se juntava, finalmente, a isegoria, que poderemos traduzir por ‘igualdade no acesso à palavra’ ou, para usarmos a expressão consagrada, ‘liberdade de expressão’. Tratava-se de uma prerrogativa fundamental para o exercício activo da cidadania na assembleia, no conselho e nos tribunais ou então, numa equivalência mais directa do termo, naquele que era o espaço por excelência da intervenção pública: a ágora.

E os Gregos anunciavam esse direito através do recurso a uma fórmula breve, cuja sonora simplicidade ainda hoje continua válida e eficaz: «Quem deseja usar a palavra?».
Delfim F. Leão

3 comentários:

Anónimo disse...

Sobre isonomia e democracia : uniformizar não porá em causa a nossa liberdade?!

Ora vejamos:
As políticas virtuais parecem ter subjacentes a noção do mundo livre, da liberdade, do grande despertar da humanidade, do espírito rebelde da liberdade da cultura electrónica, da liberdade como fenómeno político inerente às cidades – estado gregas, que desde Heródoto, foi compreendida como forma de organização política na qual os cidadãos viviam juntos em condições de ausência de normas, sem divisão entre legisladores e legislados (Arendt, 1962:34). Sabemos também que a democracia, foi originalmente forjada pelos que se oponham à isonomia (Arendt, 1962:34) e que as democracias são as” ditaduras da maioria” e que a igualdade neste sistema só existe no campo político. Deste modo, a própria liberdade necessita de um lugar onde o povo se pudesse reunir, ou seja, uma ágora virtual, uma ciberpraça pública ou uma ciber polís, ou um espaço público electrónico em rede.

Cumpts,
Madalena Madeira

Unknown disse...

E vou usar a palavra exprimindo o enorme prazer que me deu a leitura deste post. Mesmo sem razões nenhumas para ter esperança, acalento a esperança dum "despertar da humanidade" para um sentido do humano que se encontra moribundo. E penso que a cultura clássica é uma riquíssima possibilidade para consubstanciar experiências cívicas que nos devolvam o verdadeiro sentido de viver: o sentido do humano.

Espero vivamente que o professor Delfim Leão continue a aproveitar as situações políticas e sociais para nos presentear com mais "posts".

Anónimo disse...

TIVE NEGA NO TRABALHO POR CAUSA DESTA INFORMAÇÃO!!!!

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...