quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CUIDADO COM A LÍNGUA



"Cuidado com a Língua!" é um programa da RTP sobre erros de português, da autoria do jornalista José Mário Costa, com a colaboração da professora de Português Regina Rocha. Um livro baseado no programa (e com um DVD a acompanhar, contendo 13 episódios), publicado pela Oficina do Livro, vai ser lançado na FNAC de Coimbra no próximo dia 20 de Novembro.

A Professora Regina Rocha, da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, é um exemplo, um magnífico exemplo, dos muitos professores competentes e dedicados que, felizmente, temos.

4 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Esta expressão «Cuidado com a língua» remete-me para uma velha anedota.
No entanto, sendo ela, porventura, pouco própria para figurar nesta caixa de comentários, o melhor é vê-la [aqui]

jose reyes disse...

O programa teria muito a ganhar se não tivessa a locução de uma menina de diz "menistro" por ministro, credebilidade" por credibilidade, etc.

Carlos Medina Ribeiro disse...

José,

Por muito que também me custe e por estranho que pareça (e de acordo com o que Edite Estrela refere expliciatamente no seu livro «Saber escrever, saber falar»), deve dizer-se "menistro", "melitar" e "becicleta", embora se escreva "ministro", "militar" e "bicicleta".

jose reyes disse...

Não é só a Edite Estrela a dizê-lo (http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=2010, mas não me deixo convencer com facilidade. O que se passa (passou?) é que uma região do País pretende impôr à totalidade do território o seu modo peculiar de lidar com as vogais. Com as rádios e estações de televisão maioritariamente instaladas em Lisboa não dou 10 anos para toda a população chamar "póssa" à velha poça (pôça).

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...