terça-feira, 11 de novembro de 2008

CHARLATANICES


Lê-se e não se acredita. O "Diário de Coimbra" (DC) de 7 de Novembro, pela pena de Patrícia Isabel Silva, relata mais uma das feiras do Mestre Alves num estádio de futebol. Desta vez é no Estádio Municipal de Coimbra (na foto), construído para o Euro 2004, e o título é verdadeiramente espantoso: "Feira esotérica quer 'abrir os olhos' contra os charlatães". Temos, portanto, charlatães a avisar contra a charlatanice...

Mas o texto é tão espantoso como o título. Transcreve-se a parte mais relevante da notícia:
"Até 16 de Novembro e pelo 3º ano consecutivo, o Estádio Cidade de Coimbra acolhe a Feira Esotérica dos Bruxos, uma iniciativa que procura chamar a atenção para a existência de supostos parapsicólogos que mais não fazem do que iludir quem procura ajuda. '90% anda a enganar, são charlatães', adiantou ao DC Mestre Alves, organizador da feira, acrescentando que para o evento, a decorrer desde ontem, os participantes foram 'escolhidos a dedo, para ter pessoas credíveis'.

É para acabar com as fraudes que Mestre Alves defende a criação de uma associação que englobe as diferentes áreas da parapsicologia. O mesmo defende o pai de santo Ari de Oxalá, porque, da sua estadia em Portugal, tem-se apercebido de 'muita coisa errada'. Por exemplo, 'há muita gente que joga búzios sem saber. Quem pode jogar búzios é o pai e a mãe de santo', alertou.

Com consultórios em Lisboa e Aveiro, Ari de Oxalá tem as mulheres e os empresários - preocupados em dar um 'passo em falso' em tempo de crise - como principais clientes."
E os outros 10% não são também charlatães? Os empresários que vão ao pai de santo estarão mesmo preocupados em dar um passo em falso? Serão ex-administradores do BPN? O artigo continua no mesmo tom:
"Paula Vasco, taróloga. é outra das atracções do certame. Em 21 anos de actividade lamenta a facilidade com que constrói um negócio neste ramo. ' Hoje tudo é tarólogo'. Tiram o curso de seis meses e pronto'. (...)

"Franky alega que 'trata as pessoas quando os médicos dizem que elas não têm nada'. Há 30 anos a viver em Portugal, este italiano, que era director comercial numa empresa internacional, deixou essa actividade quando, há 15 anos, descobriu que a sua missão 'era outra'. "
Impressiona a falta de espírito crítico da jornalista. Podia ter feito perguntas. O curso abreviado de tarólogo demora mesmo seis meses? Franky, que trata quem não tiver nada, não terá descoberto uma missão bem mais lucrativa do que a anterior?

6 comentários:

Anónimo disse...

igreja e nazis

http://stefanolaico.multiply.com/photos

contra fotos não há argumentos!

perspectiva disse...

Curiosamente, quando o Apóstolo Paulo visitou Atenas, também achou os atenienses muito supersticiosos, apesar de toda a filosofia grega epicurista e estoica dominante (vid. Actos 17).

Quando as pessoas desconhecem o verdadeiro e único Deus, acabam por acreditar em qualquer coisa, e não existe cidade do conhecimento que lhes valha.

Uns acreditam que na banha da cobra. Outros acreditam que o Universo explodiu do nada por acaso.

Uns pensam que o nosso futuro se encontra escrito nas estrelas. Outros acreditam que fomos acidentalmente feitos de poeira estelar.

Daí que a mensagem do Apóstolo Paulo aos atenienses seja tão importante no século XXI em Coimbra, como era para os atenienses no século I.

Mas os Atenienses preferiram continuar com as suas superstições.

O Judeísmo e o Cristianismo sempre esteve em rota de colisão com a bruxaria. A bruxaria, a astrologia e a feitiçaria são condenadas em toda a Bíblia.

No entanto, esse conflito deve ser travado com argumentos, e não com "caças às bruxas", como o foi nos tempos mais sinistros de religião autoritária e inquisitorial.

Manuela Barros Almeida disse...

De certeza que esta não é uma notícia retirada do Inimigo Público?

De Rerum Natura disse...

O "Diário de Coimbra" é um jornal sério. Podia ter, mas não tem nenhuma secção de humor.
Carlos Fiolhais

Armando Quintas disse...

Carlos, há cursos desses de tarologos e afins financiados pelo IEFP?, se houver vou-me já inscrever..

Anónimo disse...

De rerum... olhe as fotos!

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...