quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Edição digital de "O Instituto"

A revista "O Instituto. Jornal científico e literário" (1852-1981) foi o órgão do Instituto de Coimbra, uma academia que reuniu numerosas personalidades portuguesas e estrangeiras das ciências, artes e letras. Graças ao apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a breve prazo vai ser possível consultar na Internet a edição digital completa da revista. As duas primeiras páginas podem já ser vistas aqui, num blogue que reporta os trabalhos de tratamento do espólio daquela academia. Lê-se nessas páginas:

"As felizes tendências do século não toleram que a ciência se cubra com os véus do mistério. Se Deus permite ao sábio descobrir as leis da natureza, físicas, morais e sociais, não é para fomentar seu orgulho mas por interesse da humanidade. A aristocracia da ciência não é tolerável senão quando se exerce no bem público e na geral ilustração" (A. Forjaz, Coimbra, 15/3/1852)

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...