quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conferência Brigdes 2011


Informação chegada ao De Rerum Natura.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao programa da Conferência Brigdes 2011, iniciativa que se realiza neste ano em Coimbra, e que pretende evidenciar a relação entre a Matemática e a Arte.

No dia 29 de Julho, sexta-feira, a partir das 10 horas, no Museu da Ciência:
- Passeio Azulejos que ensinam Matemática, apresentação de António Leal Duarte, docente no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com visita ao Museu Nacional Machado de Castro onde se encontram alguns dos azulejos que serviram para ensinar Matemática, Física e Astronomia nos séculos XVII e XVIII.
- Actividades hands-on intituladas Using Space Chips to explore Polyhedra e The Not So Five Platonic Solids

No dia 30 de Julho, sábado, às 14h30, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, duas iniciativas dirigidas a crianças e adultos
- Sessão Números Romanos e Contas Chinesas: representar números em caracteres de outras culturas, fazer contas usando os nós dos dedos e aprender a fazer cálculos com o ábaco chinês
- actividade hands-on Putting Space Together for the Beginner, dinamizada por Richard Esterle que leva os participantes a descobrir como se pode construir magníficos poliedros a partir de materiais tão simples como bolas de ping-pong e palhinhas de beber sumo.

Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.