Estão próximas as X Jornadas de Direito do Consumo. Terão lugar no próximo dia 19 de Março, no Instituto Politécnico de Leiria e serão dedicadas ao Consumo Sustentável. O tema segue a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, aprovada em 2015 e, no caso, segue bem.
Num momento em que a pessoa é entendida (sobretudo) como um produtor-consumidor/ consumidor-produtor, quando não como um produto (barato e descartável) num mercado global em "desenvolvimento" crescente, cuja bitola é o lucro a qualquer custo, este programa obrigará, por certo, a pensar (sob o ponto de vista do "consumo") o futuro da Humanidade.
Tendo esse mercado tornado os sistemas de ensino e as escolas (públicas) extensões das suas lógicas de discurso e funcionamento (e os ditos sistemas e escolas deixado), será muito relevante que professores, directores e outros educadores participem. Isto para que melhor compreendam o que não está à vista e, assim, levem os seus alunos a conseguir a atitude crítica e responsável que a Organização das Nações Unidas, preconiza como forma de conseguirmos manter a vida no planeta Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário