sábado, 27 de março de 2021

"Cosmologia, a ciência do Universo" por Orfeu Bertolami

  

IberiCOS - Iberian Cosmology Meeting (online)

Palestra Pública

 

Na próxima terça-feira, dia 30 de Março às 18h, via plataforma Zoom, realiza-se a palestra pública "Cosmologia, a ciência do Universo" por Orfeu Bertolami, professor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e moderação de Carlos Fiolhais, professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e director do Rómulo CCVUC.

 

Esta sessão realiza-se no âmbito da Conferência Internacional online IberiCOS 2021 - Iberian Cosmology Meeting, organizada em parceria pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico de Lisboa, que conta com perto de 200 participantes oriundos de várias partes do globo, sendo este um recorde absoluto de participação e internacionalização em relação a todas as edições anteriores desta conferência. Destinada ao público em geral, esta sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Acesso à sessão no Zoomhttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/84304879950
ID da reunião: 843 0487 9950


RESUMO DA PALESTRA:

Nesta palestra nós discutiremos as principais ideias e factos observacionais que permitem que alcancemos um entendimento fenomenológico da dinâmica do Universo. Este entendimento permite-nos, por um lado, reconstruir com algum detalhe a história do Universo, mas por outro, levantam questões de princípio de fundamental importância para a física contemporânea.

Apresentação do orador:

Orfeu Bertolami é um físico teórico que trabalha em problemas de cosmologia, física das astropartículas, gravitação clássica e quântica, física fundamental no espaço e ciência do Sistema Terrestre e é membro do Conselho Científico do Departamento de Física e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2018.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...