sábado, 27 de março de 2021

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

NOVIDADES EDITORIAIS

Série “DIAITA - Scripta & Realia” [estudos]

 - Carmen Soares, Anny Jackeline Torres Silveira & Bruno Laurioux, Mesa dos Sentidos & Sentidos da Mesa. Vol. I (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021). 372 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2061-9

[Na sua mais ampla aceção, a “mesa” remete para universos onde interagem produtos, pessoas e ideias. Espaço de sobrevivência, mas também de deleite, de formação, de culto e de sociabilidade, cada “mesa” retrata mentalidades, serve de metáfora de valores, abre lugar à transformação de quem nela interage e participa. Da experiência sinestésica  proporcionada pelos bens alimentares e ambientes que os envolvem nasce a “Mesa dos Sentidos”. Os 16 capítulos que compõem o volume I estruturam-se em torno de três temáticas centrais. A perceção sensorial de alimentos e ambientes é tratada na Parte I (Sentidos à Mesa). A relação harmónica ou conflituosa entre alimentação e saúde discute-se na Parte II (Mesas terapêuticas, mesas saudáveis e mesas malsãs). Os condicionalismos de ordem gustativa, biológica ou económica por detrás da alimentação servem de pilar aos estudos da Parte III (Mesas de delícias, mesas de sobrevivência e mesas económicas).]

Série “Autores Gregos e Latinos” [textos]

- Ana Alexandra Alves de Sousa, Apolónio de Rodes, Argonáutica, Livros I e II. Estudo Introdutório, Tradução e Notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021). 188 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2136-4

[Esta tradução tem a particularidade de permitir ao leitor identificar linhas de leitura. De facto, o poeta constrói com os lemas da “Argonáutica”, quase tanto quantos os da “Odisseia”, sentidos que facilmente passam despercebidos ao leitor atual, afastado do original pela barreira linguística. Assim, a tradução que se apresenta é a primeira feita com a preocupação de manter os lemas identificáveis. Pretende-se que o leitor contemporâneo reconheça, como o leitor alexandrino, os paralelismos com outros episódios dentro do poema, as evocações subtis de personagens e de momentos.]

  

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...